Ícone do site Folha Popular

Grupo de Danças Alemãs de Canabarro realiza 17ª Schlachtfest neste sábado

Crédito: AACT / Divulgação

A Associação Artístico-Cultural Teutônia (AACT) promove, na noite deste sábado (2/11), a 17ª Schlachtfest – Festival do Abate. A festa ocorre no salão da Comunidade Evangélica Redentor, em Canabarro. A festa é realizada desde 1991 e busca reunir a comunidade e interagir com grupos de dança de todo o estado e também de Santa Catarina.

Ainda há cartões disponíveis, que podem ser adquiridos com os membros do grupo. O cartão que dá direito ao jantar tem o valor de R$ 60. Na hora, sem janta, o custo fica por R$ 25. Crianças até 6 anos não pagam. De 6 a 12 anos, o cartão é pela metade do preço.

Programação

8h – Recepção dos grupos
19h30min – Início da janta
20h – Início das apresentações
22h – Danças de integração
22h30 – Apresentação do grupo AACT
*Após as danças folclóricas haverá baile com a Orquestra La Montanara

Tradição

O Festival do Abate tem este nome devido à simbologia da ação na Alemanha. “Lá o trato dos animais era difícil, devido às mudanças bruscas de temperatura. Então, quando conseguiam abater, era um momento especial de reunião da comunidade, desde o corte à produção de embutidos”, conta eison da Costa Cardoso, presidente da AACT.

Neste ano foi preciso adiar a data, tradicionalmente realizada em maio, devido às catástrofes no RS. O evento é promovido de 2 em 2 anos, com organização dos dançarinos e associados. As edições anteriores geralmente ultrapassaram 500 jantas vendidas.

A associação foi fundada em 1985, assim como o grupo de danças. Eles não pararam desde então. Jeison da Costa Cardoso, presidente da AACT, aponta que grupo é formado por 44 dançarinos, desde crianças de 4 anos até “jovens” de 60. Os ensaios acontecem todos os domingos à tarde, sob a coordenação da professora Tati. Interessados em fazer parte podem se dirigir até os ensaios.

A AACT trabalha com calendário de eventos pré-estabelecido e, ainda em 2024, participará do Natal de Teutônia. Ao longo do ano, o grupo participa de eventos do município e também de encontros pela Rota Germânica. “A ideia sempre foi representar o município, mantendo a tradição da cultura germânica”, cita Cardoso.

Sair da versão mobile