Ícone do site Folha Popular

Bombeiros Voluntários de Teutônia adquirem equipamentos com doação do Sicoob

Crédito: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia foi beneficiado com recursos da campanha SOS Rio Grande do Sul, do Instituto Sicoob. Por meio de indicação da agência do Sicoob São Miguel no município. A corporação foi selecionada para receber esses valores que foram aplicados na compra de cinco conjuntos de roupas de aproximação para combate a incêndios, compostos de calças, jaquetas e luvas.

O gerente da agência local, Evair Brune, participou da entrega oficial dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) especiais. “Auxiliar os Bombeiros de Teutônia é mais uma forma de mostrarmos o compromisso do Sicoob com a região e as comunidades em que atuamos. A corporação desempenha papel fundamental pela segurança da sociedade, em diferentes frentes, a exemplo do que vimos no período de enchentes. Sabemos da seriedade do trabalho que realizam, não apenas em Teutônia, mas também nos municípios vizinhos atendidos. É uma maneira do Sicoob retribuir aos bombeiros e, ao mesmo tempo, beneficiar a comunidade como um todo”, afirma Brune, que também integra o Conselho Fiscal da corporação como voluntário. “Acompanho de perto a realidade dos bombeiros, as dificuldades e principais carências para manutenção das atividades. O sentimento em poder auxiliar é de muita gratidão, retribuindo tudo que fazem pela comunidade. Isso não tem preço e, se cada um fizer a sua parte, tudo se torna mais leve”, aponta

O bombeiro operacional e vice-presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, Maicon Tiago Dickel, lembra dos desafios da enchente de maio no Vale do Taquari. “Aqui na cidade a Várzea é um dos locais que costuma ser impactada com a cheia do Arroio Boa Vista, e com o volume de água naquele período, pessoas ficaram ilhadas nas suas casas, necessitando de resgate. Num segundo momento a corporação também atuou em outros municípios da região, com resgates em Bom Retiro do Sul e Estrela, além de limpeza em Estrela e Roca Sales e auxílio para desobstrução da ponte da BR-386, sob o Rio Taquari”, recorda, citando ainda o auxílio na organização da logística de transporte e deslocamento de pacientes em tratamento de saúde até helicópteros que conduziram essas pessoas para hospitais nos Vales do Taquari e Rio Pardo.

Solidariedade essencial

Dickel ressalta a importância dos novos equipamentos adquiridos com os recursos doados pelo Sicoob. “São EPIs utilizados no combate a incêndios, produtos de qualidade, que atendem à regulamentação da entidade que rege as corporações de bombeiros no Rio Grande do Sul. Além de proteger o profissional envolvido no combate a incêndio, também é utilizado como proteção nas situações de socorro às vítimas presas em ferragens de veículos. A doação nos permite manter os equipamentos em dia, especialmente os EPIs que possuem data de validade e exigem que sejam renovados anualmente”, explica.

Ele também valoriza o apoio da comunidade e de mobilizações como a da cooperativa de crédito. “Essa doação é louvável. Temos convênios com prefeituras, mas ainda assim dependemos muito do apoio da população para conseguirmos manter a corporação na ativa. O Sicoob entendeu nossas necessidades e nos recebeu de braços abertos, a atenção que tivemos da agência de Teutônia foi muito ágil”, comenta.

Carências

Além das renovações frequentes de EPIs, a corporação necessita realizar a troca de um dos caminhões, que requer manutenções. “Com um veículo novo, poderíamos reduzir esse custo com manutenção, é algo que pretendemos solucionar em 2025”, salienta Dickel.

Fundado em 24 de abril de 2002, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia conta atualmente com duas ambulâncias; um caminhão auto bomba tanque, veículo recebido em doação da Alemanha há alguns anos e que ainda está na ativa; um caminhão auto bomba tanque que é utilizado no primeiro combate a incêndios; e um veículo leve de apoio, utilizado para serviços administrativos.

Além desses, ainda há um veículo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) fora de operação após acidente, cujo custo de conserto é considerado bastante elevado. A corporação atende os municípios de Teutônia, Paverama, Poço das Antas e Westfália.

Sair da versão mobile