Desde a noite de quinta-feira (7/11), o público da região e do Estado contam com a extensa programação da Expovale + Construmóbil, em Lajeado, no Parque do Imigrante. O evento segue até amanhã e volta na quarta-feira (13/11) para mais um fim de semana de atividades. São mais de 400 expositores, Parque de Diversões, Avenida do Turismo e palestras técnicas.
Com o slogan “Caminhos para o futuro”, a programação marca também a retomada de grandes eventos no Vale do Taquari e busca destacar a força da reconstrução depois da enchente de maio. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Joni Zagonel, lembra que a última Expovale + Construmóbil também foi marcada pelo recomeço, já que ocorreu depois da pandemia.
“A gente não podia esperar que esse clima (de recomeço) se repetiria em 2024, né? Mas, felizmente, a gente tá conseguindo trazer essa boa energia, mandar essa boa mensagem pra toda a região e pra todo o estado nessa edição. A gente sofreu demais e não pode esquecer disso jamais. Mas a vida é recomeço, a vida é isso, a gente precisa seguir em frente. Essa é a nossa única alternativa. Então vamos fazer isso da melhor maneira possível, demonstrando que a gente quer ir para frente, que a gente quer se desenvolver, que a gente quer voltar e seguir sendo um Vale de prosperidade, de boa qualidade de vida, de desenvolvimento econômico, de pessoas ricas em trabalho e em qualidade”, enfatiza.
Sobre projeção de valores que a feira pretende movimentar em negócio, Zagonel afirma que não existe uma meta. Entretanto, se espera alcançar, pelo menos, o montante da última edição: R$100 milhões em negócios e R$160 em prospecção de novos trabalhos.
Expectativa das empresas
Tradicional na região, o evento gera empolgação e expectativa até mesmo em empresas acostumadas a participar de feiras. “Estamos com uma recepção gigantesca por parte das pessoas que estão passando por aqui. É muito bom esse relacionamento que a gente está fortificando com os nossos clientes e associados, o pessoal parando para conhecer, entrando nos stands, a gente vê todo mundo muito engajado, querendo vivenciar as experiências”, comenta Emily Alana, analista de marketing da Certel.
Essa é a primeira vez que a Sicoob participa do evento. Para Jaqueline Hermann, gerente da agência São Miguel, esse é um momento importante para toda a região. “Nós estamos aqui como uma instituição para contribuir com os negócios que acontecem aqui. Esse é o nosso papel, é por isso que uma cooperativa de crédito vem para uma feira comercial: para contribuir com quem está aqui fazendo negócios, vendas, a gente intermediar essas negociações. Para o primeiro final de semana a expectativa é muito grande também, esperamos um bom público para a feira. A feira está muito bonita, bem segmentada, todo mundo caprichou demais”, afirma.