Ícone do site Folha Popular

Estudante de Imigrante é selecionado para projeto nos Estados Unidos

Pesquisas e seminários sobre a temática socioambiental são desenvolvidas em aula / Crédito: Divulgação

Durante as aulas sobre empreendedorismo, inovação e sustentabilidade da Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, em Imigrante, Murilo Ferreira Ribeiro (17) viu uma oportunidade de ir além. O estudante se inscreveu no programa Jovens Embaixadores de 2025, foi aprovado e agora se prepara para um intercâmbio nos Estados Unidos, entre os dias 7 e 25 de janeiro. Neste ano, o programa está focado no engajamento de jovens em projetos de impacto socioambiental, fortalecendo a parceria entre Brasil e Estados Unidos.

Murilo é aluno do 3º ano do Ensino Médio. Foi nas aulas da professora Cristina Schneider que ele desenvolveu interesse e pesquisas em temáticas socioambientais. Na disciplina, os alunos são estimulados a refletir sobre práticas sustentáveis e o impacto de hábitos individuais e coletivos em áreas urbanas e rurais, com foco no empreendedorismo responsável.

Processo de seleção

Para conquistar uma vaga, Murilo passou por uma prova escrita, entrevista oral e análise de documentos, totalizando nove etapas. Mesmo confiante, ele não esperava estar entre os 30 selecionados dentre os 5 mil inscritos no país. A notícia da aprovação chegou no dia 30 de outubro.

“Eu estava conversando com uma amiga e recebi um e-mail da embaixada. Como estava na escola, tentei não fazer muito alarde e só mostrei o e-mail para ela. Fora ela, a única pessoa para quem contei foi minha mãe, mas ela logo espalhou a novidade para todo mundo e, quando percebi, a cidade inteira já sabia”, brinca o estudante.

Apoio das professoras

A disciplina em que Murilo desenvolveu sua pesquisa sobre empreendedorismo e sustentabilidade é optativa e faz parte do Novo Ensino Médio. “Ao longo do curso realizamos muitas pesquisas, seminários e discussões sobre como podemos ser futuros empreendedores, sempre considerando a responsabilidade ambiental e social”, explica a professora Cristina.

Ela destaca o engajamento de Murilo e a relação entre o tema da aula e o programa Jovens Embaixadores. “Estou muito orgulhosa como professora e, se eu contribui um pouco para isso, me sinto extremamente feliz”, afirma.

Murilo conheceu o programa através de sua professora de violino e incentivado pela professora de inglês, Deisi Schäfer Prediger, que apresentou a possibilidade e o incentivou a se inscrever. “Sou professora do Murilo desde o 6º ano. Ele sempre foi um aluno dedicado, com facilidade para a Língua Inglesa, e usa os recursos que tem ao seu alcance para aprender. Ele tem boa expressão, vontade e coragem para enfrentar desafios”, destaca.

Murilo Ferreira Ribeiro / Crédito: Arquivo Pessoal

O intercâmbio

Ainda sem cronograma definido, os estudantes tiveram uma reunião com a embaixada na sexta-feira (8/11) para mais detalhes. A viagem inclui uma visita a Washington, capital do país norte-americano. Em seguida, os participantes serão divididos em grupos para destinos como Pensacola, na Flórida; Tulsa, em Oklahoma; e Cleveland, em Ohio. Mesmo antes de embarcar, a experiência de Murilo já está sendo positiva. A preparação, junto com as provas finais do ano, também gera ansiedade.

“Os jovens embaixadores que foram no começo deste ano já entraram em contato conosco. Temos um grupo no WhatsApp e uma conexão incrível. Estamos fazendo amizade e é muito bom conhecer a galera de outros estados, porque aqui no Brasil temos uma grande diversidade cultural. Estou muito ansioso para conhecê-los e, depois, também para conhecer a cultura dos Estados Unidos”, conta Murilo.

O programa Jovens Embaixadores busca inspirar os participantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, e Murilo espera que sua experiência possa motivar outros jovens a se engajar em iniciativas socioambientais.

Sair da versão mobile