Ícone do site Folha Popular

Amturvales propõe novas perspectivas para o turismo no Vale do Taquari

20 municípios apresentam suas potencialidades entre os pavilhões 1 e 4 / Crédito: Camille Lenz da Silva

O turismo do Vale do Taquari se firmou como uma verdadeira potência que promove a região. Novamente em evidência na Expovale + Construmóbil, o setor regional está representado na Avenida do Turismo, que retornou com força nesta edição. Participar de eventos como a Expovale + Construmóbil e a Festuris, realizada em Gramado na semana passada, é uma oportunidade para colocar o Vale do Taquari na vitrine, tanto para o público local quanto para visitantes de outros estados. É impossível pensar no Vale sem pensar na oferta turística, cada vez mais disputada e crescente.

Charles Rossner, presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), explica que, em um passado recente, a região era lembrada por outras forças econômicas. Hoje, no entanto, o setor desponta como uma das grandes hélices do desenvolvimento no estado.

A conscientização sobre a importância do turismo tem gerado mudanças na maneira como os empreendedores olham para o negócio. “Empreendedores que antes viam o turismo como um complemento ao seu negócio, como propriedades rurais ou agroindústrias, agora o enxergam como um segmento lucrativo e estratégico”, cita o presidente. Dessa forma, começa o movimento para não perder para outro negócio mais bem preparado.

“Se melhorar a entrega – seja no atendimento, na gestão ou na infraestrutura –, poderá gerar mais receita. Assim, o turismo regional se torna mais competitivo e a busca por capacitação é uma resposta direta ao crescimento da demanda”, enfatiza Rossner.

Nessa linha, a Amturvales percebe um movimento de busca por qualificação e treinamento, e tem se preparado junto a parceiros para profissionalizar o setor.

Crédito: Camille Lenz da Silva

O que falta para o Vale decolar?

Na feira em Lajeado ocorre, nesta quinta-feira, o painel técnico “Turismo e Infraestrutura: o que falta para o Vale decolar” com especialistas no setor. Fabio Vitória, proprietário do Boulevard Encantado, falará sobre o empreendimento de R$ 60 milhões, que será inaugurado em novembro. Plínio Guislene, sócio-fundador da Rede de Hotéis Laghetto, abordará a importância da hotelaria no desenvolvimento turístico. Já o especialista em Turismo e Hotelaria Bruno Omori abordará a legalização dos jogos como o cassino no Brasil e as oportunidades que surgem para o turismo e a construção civil.

Para Rossner, esta é uma oportunidade para refletir sobre como acelerar o desenvolvimento do turismo e o que falta para o Vale atrair mais investimentos em infraestrutura de qualidade.

“Grandes construtoras da região estão investindo no turismo em Gramado e no litoral catarinense, por exemplo. Por que não aqui? No que estamos falhando para que eles busquem oportunidades fora? O que falta para a região desenvolver? Fazendo uma mea-culpa a nós, que somos os propulsores, a governança do turismo no Vale do Taquari: Em que aspectos precisamos ter um olhar diferente?”, questiona Rossner.

E ele provoca: Uma cidade boa para o turista é uma cidade excelente para se viver, pois o turismo traz uma série de benefícios, não apenas econômicos, mas também sociais. Colabora na melhoria da infraestrutura, da segurança e da organização da cidade. “Municípios que apostam no turismo se tornam mais ricos e desenvolvidos. O Vale do Taquari está no caminho certo para ser uma referência, não só no Rio Grande do Sul, mas no Brasil”, finaliza.

O painel é voltado a empreendedores, construtores e investidores, mas aberto a todos os interessados. A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente no site, nas redes sociais ou pelo WhatsApp da Amturvales, através do (51) 99707-8091, bem como no portal expovale.org.br. O painel começa às 8h30 e segue até o meio-dia, com espaço para perguntas e discussões.

Sair da versão mobile