A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (21ª SNCT) agitou a capital federal na última semana. Contou com a participação de milhares de visitantes. A programação se estendeu por seis dias, de 5 a 10 de novembro, na área externa do Museu Nacional da República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. Todas as atividades foram gratuitas e abertas ao público em geral.
A Universidade do Vale do Taquari – Univates esteve representada no evento pelas professoras Jane Herber, coordenadora da 6ª Feira Estadual de Ciências Univates e da 13ª Feira de Ciências Univates (uma das ações do “Projeto de Extensão Feira de Ciências, Pesquisa e Inovação”, com apoio do PPGEnsino e PPGEnsino de Ciências Exatas); Marli Quartieri, coordenadora da Olimpíada Matemática da Univates (uma das ações do projeto de extensão “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico”); e Daiane Heidrich, coordenadora das Oficinas de Biotecnologia para o Ensino Médio (vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia). Os três eventos foram contemplados com editais do CNPq/MCTI para popularizar a ciência aos jovens da região do Vale do Taquari.
Este ano o tema da 21ª SNCT foi Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. A temática alerta para a urgência de reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da biodiversidade nos diversos biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além do Sistema Costeiro-Marinho – e a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
Palestras, seminário, visitas guiadas, oficinas, hackathons de combate à desinformação, lançamento de publicações, catálogo e do edital do Prêmio Mulheres e Ciência (CNPq), exibição de documentário, entrega de medalhas para crianças vencedoras de olimpíadas do conhecimento, e muito mais pôde ser conferido durante o evento.
“A Semana é uma grande festa do conhecimento e do saber, um espaço para mostrar o potencial que a ciência tem de transformar o nosso futuro, abrir oportunidades para nossos jovens e combater o negacionismo na raiz”, enfatizou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
A SNCT é o maior evento de divulgação científica realizado no Brasil. De acordo com a ministra, o evento aproxima as pessoas ao conhecimento científico e mostra que a ciência está em todo lugar e é para todos. “O tema deste ano reflete o nosso compromisso com a construção de um futuro sustentável, no qual a ciência e a tecnologia são aliadas fundamentais na preservação da riqueza natural e cultural do Brasil”, destacou.
As 28 unidades vinculadas do MCTI estiveram presentes, trazendo produções científicas desenvolvidas pelos seus pesquisadores. Pelo menos 32 estandes do Circuito DF abrigarão apresentações de ganhadores de Feiras de Ciências dos estudantes do ensino fundamental/médio. A Rede Ciência DF, espalhada por vários pontos do Distrito Federal, completa o conjunto de apresentações do governo distrital.
Parcerias e Apoios
A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do MCTI, por meio do departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica. Além disso, também tem a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à ciência, tecnologia e inovação de cada região, que também realizam suas semanas de forma articulada com a Semana Nacional. O encontro, assim como as Olimpíadas do Conhecimento, faz parte das ações previstas no Programa de Popularização da Ciência (Pop Ciência).
A 21ª SNCT conta com a parceria de outros ministérios e autarquias, como Ministério da Educação (MEC), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério das Comunicações/Correios, Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude (SNJ)/Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
Além disso, a Universidade de Brasília (UnB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ), o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc DF), o Instituto Butantã, o Instituto Ciência Hoje, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi DF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai DF), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae DF), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Secti PR) e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) são apoiadores do evento.
A 21ª edição da SNCT contou com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da empresa POSITIVO, do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Banco do Nordeste (BNB).