Ícone do site Folha Popular

Poço das Antas alcança nona posição no ranking da educação municipal do Estado

Poço das Antas obteve nota 81,52 no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), superando a média estadual de 63,44. O índice é calculado a partir das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers), aplicadas no município aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Pedro Schneider. Os dados de 2023 foram divulgados nesta terça-feira (19), pelo governador em exercício, Gabriel Souza, no Palácio Piratini.

A cidade lidera o desempenho entre as redes municipais do Vale do Taquari. A prefeita Vânia Brackmann associou o resultado ao histórico de investimentos na área. “Aqui, oferecemos turno integral para crianças a partir dos quatro meses até o quinto ano, com atenção à qualidade do ensino, alimentação e recreação. Isso reflete nos resultados”, afirmou. A secretária da educação do município, Jaque Klein, lembra também da formação de profissionais e da oferta de oficinas das mais variadas modalidades. “O município oferta também o atendimento aos alunos com alguma dificuldade de aprendizagem, que reforça o trabalho realizado em sala de aula pelos professores”, reforça.

O Imers avalia habilidades em Português e Matemática de alunos do 2º ano (Alfabetização), 5º ano (Anos Iniciais) e 9º ano (Anos Finais) do Ensino Fundamental, considerando também a taxa de aprovação. O índice é utilizado para definir parte do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios.

O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

“O Imers permite que gestores identifiquem as etapas de ensino que necessitam de melhorias, possibilitando o acompanhamento do progresso ao longo do tempo”, explicou o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira. Segundo ele, o objetivo é que os estudantes saiam mais preparados da rede municipal, impactando positivamente o desempenho na Rede Estadual no Ensino Médio.

Sair da versão mobile