Ícone do site Folha Popular

Apae representa a região em São Paulo nas Paralimpíadas Escolares

Com professores responsáveis vindos de Teutônia, delegação gaúcha mostra força em São Paulo / Crédito: Divulgação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Teutônia está desde a segunda-feira (25/11) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, para participar das Paralimpíadas Escolares 2024, promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O evento é considerado o maior campeonato do mundo, em nível escolar, para pessoas com deficiência e reúne 2 mil atletas e mais de 3.500 participantes (entre alunos, comissões, staffs, dirigentes e equipes de trabalho).

Por parte da Apae teutoniense, participam sete atletas, beneficiários do projeto +Paradesporto. Eles se classificaram para a competição depois de se destacarem em uma seletiva estadual realizada em fevereiro deste ano, com o Meeting em Porto Alegre. Na ocasião, estiveram presentes 25 atletas do projeto e sete conquistaram a qualificação para o campeonato nacional.

Dos sete, dois são da modalidade de Bocha Paralímpica e cinco são do Atletismo. Além dos alunos, dois professores da Apae Teutônia foram selecionados para assumir o comando das equipes em nível estadual: Evelin Elisa Aschebrock Pacheco, responsável pela equipe de Bocha Paralímpica, e Alex Júnior Marin como treinador no Atletismo.

Evelin aponta que está sendo cansativo, porém gratificante. “O evento é muito grande, com uma logística bem difícil. Vivemos dias intensos tanto nas competições, deslocamentos e estar em São Paulo. É uma cidade muito grande com um trânsito caótico. Estamos cansados, mas orgulhosos de todo o trabalho”, ressalta.

Ela afirma que conduzir as atividades não apenas dos atletas teutonienses, mas do estado inteiro é motivo de honra. “É um orgulho para nós, enquanto Apae, poder realizar fazer com que os alunos e atletas demonstrem seus desempenhos nas quadras, com disciplina e tudo o que o esporte proporciona, exige e forma. É muito bom representarmos nossa cidade, instituição e estado em um evento tão importante como esse”, conclui.

“Fazemos história, colocamos o nome de Teutônia dentro da delegação gaúcha e o levamos para nível nacional”

– Evelin Elisa Aschebrock Pacheco, professora da Apae Teutônia

Sair da versão mobile