Ícone do site Folha Popular

Marcelo Schroer quer devolver a esperança a todos

Diante das dificuldades, Marcelo se sente forte para reconstruir a cidade / Crédito: Ariana de Oliveira

Nascido em Arroio da Seca, Imigrante, mas “criado” em Colinas, Marcelo Schroer vivenciou uma infância foi marcada pela simplicidade e pelas brincadeiras típicas do interior, como jogar futebol e nadar no Rio Taquari. É casado e tem duas filhas, Bianca e Larissa. A família é unida e mantém contato frequente, mesmo com os desafios impostos pela rotina agitada. É pai coruja e exigente, porém sem perder o carinho em todos os momentos que tem com as gurias dele. Um dia ideal é feito de família, churrasco e boas conversas com os seus amores.

Eleito prefeito de Colinas nas eleições de 2024, desde cedo demonstrou uma veia trabalhadora, buscando formas de ganhar dinheiro para realizar seus desejos. Aos 16 anos, começou a trabalhar assumindo diferentes funções em mercadinhos de Colinas e indústrias de calçados. Essa vivência diversificada moldou seu perfil empreendedor e sua capacidade de gestão.

Sua experiência em áreas como Programação e Controle de Produção (PCP) e Administração o ensinou a lidar com organização, planejamento e gestão de pessoas. Atualmente, ele ocupa o cargo de gerente administrativo e financeiro na New Tintas, uma das maiores empresas de Colinas.

Ele lembra da infância humilde e de muito trabalho. A mãe era caixa de mercado; o pai, motorista, passou a trabalhar em uma empresa de calçados da cidade. Cargo que Marcelo também desempenharia anos depois.

O rio e o futebol

Bater aquela bola entre amigos e jogar em vários campeonatos regionais amadores vem desde piá. O esporte fez e faz parte da sua rotina. Inclusive, “meu lazer é jogar um futebol. Ontem à noite fui jogar um vôlei com o pessoal”, revela Schroer. O futebol de domingo é sagrado e, logo pela manhã, os amigos se reúnem para a prática e claro, aquele churrasco. “A gente faz no domingo de manhã justamente para aproveitar o dia, joga, senta todo mundo junto, toma uma cerveja, come”, celebra.

O mesmo rio das alegrias de infância é o mesmo que levou praticamente tudo que a família possuía. E, em setembro do ano passado e maio de 2024, o rio mostrou o seu lado destruidor àquele menino que tanto se divertia nas águas. Toda a família foi diretamente impactada pelas enchentes que atingiram Colinas. Sua casa, a de seus pais e a de suas filhas foram inundadas.

“Hoje eu ainda ‘tô’ morando fora de casa. Minha casa pegou enchente, então há toda essa transição ainda. Estou morando na casa de aluguel. Em setembro, nós perdemos praticamente tudo. Eu tirei as coisas, minha casa é de dois pisos. Bem lá na Praça dos Pássaros, na parte de baixo e, mesmo assim, pegou água em tudo”, desabafa.

Trajetória de liderança

O envolvimento de Marcelo com a política começou em 2009, quando seu amigo de infância, Gilberto, o convidou para ser chefe de gabinete na prefeitura. Essa experiência marcou a entrada no mundo político e o impulsionou a buscar uma posição mais ativa na comunidade. Porém, tudo tem um começo, e a vida o preparou para exercer os cargos de administração. Vindo de uma família humilde, o trabalho sempre o acompanhou.

“E quando tu é novo, tu também quer sair, fazer tuas coisas, comprar coisas. E desde cedo eu sempre trabalhei, né, de um jeito ou do outro sempre arrumava dinheiro, eu trabalhava em um mercado, repondo mercadoria, às vezes no caixa”, revela.

Futuro

Ciente dos desafios, Marcelo se mostra determinado a trabalhar para reconstruir a cidade e devolver a esperança aos moradores. Sua principal meta é promover um município melhor para todos, investindo em áreas como infraestrutura, saúde, educação e geração de renda. Diante da reconstrução da cidade, das pessoas tristes, com autoestima baixa e sem esperança, o prefeito eleito tem o compromisso de devolver isso a elas.

“Eu pretendo, daqui a 10 anos, olhar para trás e saber que o que eu fiz ajudou as pessoas. Porque fez a diferença. O desafio é grande, mas a gente ‘tá’ com bastante força para fazer a diferença”

Marcelo Schroer

Sair da versão mobile