O INMET, a Defesa Civil do RS e demais órgãos de meteorologia emitiram, às 10h15 da manhã deste domingo (1º/12), aviso de tempestades de grande severidade para o estado, em especial para o Vale do Taquari. O alerta vermelho é válido para hoje à tarde, sendo mais intenso entre a noite e a madrugada de amanhã.
Segundo o comunicado, haverá uma onda de tempestades decorrente do avanço de uma linha de instabilidade pré-frontal e o deslocamento de uma frente fria, dentro de um ambiente extremamente instável de formação de um ciclone na costa do Uruguai que, depois, se transformará num ciclone-bomba no meio do Atlântico.
Assim, deve haver ocorrência de temporais que podem causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e de postes e colapso de estruturas. A rede elétrica pode ser bastante impactada, com número elevado de pessoas sem luz.
Um dos maiores perigos associados a esses sistemas é a ocorrência de correntes descendentes violentas de vento, conhecidas como microexplosões atmosféricas, que podem causar danos significativos em áreas localizadas, com ventos tão intensos e destrutivos quanto o de um tornado.
Pede-se atenção redobrada de toda população do Vale do Taquari para tempestades isoladas na tarde de hoje e, especialmente, entre 21 horas e meia-noite.
Confira algumas dicas do Imicol:
- Mantenha carregados celulares, lanternas e geradores de energia
- Mantenha fechadas portas e janelas
- Abrigue em local seguro os animais de estimação
- Procure se manter em local seguro e, em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros
- Fique atento às redes sociais dos órgãos competentes para atualizações e novas informações a respeito desse episódio