Mais de 60 alunos e atletas de jiu-jitsu do Centro de Treinamento (CT) Mão de Pedra, de Teutônia, conquistaram suas graduações e trocas de faixas na sexta-feira passada (13/12). O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) na sede do CT.
Os atletas passaram por exames aplicados pela confederação, nos quais precisaram demonstrar seus conhecimentos, técnicas, habilidades individuais, equilíbrio e coordenação motora. A prova é composta por dois métodos de avaliação: teórico e técnico.
A graduação tem grande relevância no esporte, pois diferencia os níveis dos atletas e demonstra a evolução de cada um nos treinamentos e práticas.
Para o treinador e responsável pelo CT Mão de Pedra, Dirlei Broenstrup, a graduação é motivo de comemoração. “Ficamos muito honrados e felizes por termos novos graduados. Os atletas não só se formam, mas evoluem tecnicamente, profissionalmente e como pessoas dentro do CT Mão de Pedra. Para nós, é um orgulho imenso”, ressalta.
Entre os graduados, Dirlei destaca três alunos que trocaram de faixa: Gabriel Luigi Bortolini, que passou da faixa branca para a cinza; e Juliano da Rosa e Cleiton Luís Tauchert da Costa, que eram faixa azul e agora são faixa roxa.
Muay Thai
No dia 7 de dezembro, cerca de 30 alunos de muay thai do CT receberam as graduações da Federação Brasileira de Muay Thai Esportivo (FGMTE), chancelada pela Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT). O evento foi realizado em Bento Gonçalves.
As graduações gerais contribuem para a carreira do atleta. “É de extrema importância que os alunos recebam os certificados. É como se fosse um currículo para quem deseja seguir profissionalmente. Na escola e na faculdade temos os diplomas, e é praticamente assim que funciona”, aponta Dirlei.