Ícone do site Folha Popular

Ceia Comunitária de Ação de Graças em Encantado homenageia voluntários que vieram à região durante as enchentes

Crédito: Divulgação/ACIE


Uma das principais novidades do Natal Mais Encantado 2024, a 1ª Ceia Comunitária de Ação de Graças e o Natal Tropeiro levaram cerca de duas mil pessoas ao centro da cidade na noite do sábado, dia 21. A confraternização mobilizou empresas, entidades e comunidades no preparo e distribuição dos alimentos e na organização das 41 mesas colocadas lado a lado, ao ar livre, na Rua Padre Anchieta.

Também chamada de Ceia da Gratidão, a iniciativa homenageou os milhares de voluntários que vieram à região no período das enchentes históricas (em maio de 2024) para ajudar as famílias atingidas. Para registrar o agradecimento, cada representante das entidades leu uma mensagem e citou a origem dos voluntários. Vieram pessoas de cidades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, além dos países Austrália, EUA, Suíça, Paraguai, Portugal e Itália.

À frente da organização do Natal Mais Encantado, as presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Encantado, Luciana Hollmann e Raquel Cadore, respectivamente, destacaram o propósito de união, solidariedade e gratidão da programação organizada para este ano.

“Entendemos que é possível tornar o Natal uma data que vai além do presentear. E assim transformar em um momento para estarmos mais perto de quem amamos, além de nos voltarmos ao espiritual. Hoje, o fechamento das ruas carrega outro propósito, o agradecimento e o compartilhamento”, disse Luciana. “O Natal nos lembra o valor do amor e da fé. Que essa ceia seja um símbolo de recomeço, de novas oportunidades e de um futuro melhor para todos nós. Que os desafios que enfrentamos nos inspirem a continuar cultivando o bem e a empatia entre nós”, acrescentou Raquel.

Entre as autoridades, o prefeito Jonas Calvi mencionou o processo de reconstrução do município e fez questão de agradecer a comunidade por fazer parte e contribuir com esses avanços, embora os desafios sejam permanentes. “Estamos reerguendo Encantado. E cada vez que a gente conversa com os moradores e com os voluntários, não temos dúvida de que vamos conseguir levar o nosso município ao desenvolvimento crescente”, comentou. A presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Vian, desejou que o Natal desperte nas pessoas o amor ao próximo. “Que o sentimento de gratidão se multiplique em nós, porque sempre dentro de nós temos algo a oferecer ao próximo”, afirmou.

O padre Genoir Pietta, pároco da Paróquia São Pedro, antes da bênção, comentou que a ceia traduz o sentimento de gratidão, embora o ano atribulado pelas enchentes. “Nesta ceia queremos agradecer por todos os benefícios recebidos. Não foi Deus que enviou a enchente, é da natureza. Deus se manifesta através dos acontecimentos. Ele se serviu da enchente para dar um grito à humanidade, a fim de que haja mais solidariedade, fraternidade, amor e atenção com os outros. E muitos atenderam a esse apelo”, refletiu o sacerdote.

Entidades

As entidades participantes da Ceia Comunitária de Ação de Graças foram as seguintes: ACI-E, CDL, Comtur, Confraria Delas, Espaço Flores.Ser, Associação Amigos de Cristo, OAB de Encantado, Comunidade São Antão, CTG Giuseppe Garibaldi, Mulheres Tricolores, GAN Anita Garibaldi, Comunidade Lambari Alto, Sicredi Região dos Vales, Sicoob, Cresol, Comunidade Lago Azul, Paróquia São Pedro, Colorados, Cursilistas, Teatro Santo Agostinho, Rotary Club de Encantado, Apae, Escolas Municipais, Secretaria de Educação de Encantado, Liga de Combate ao Câncer, Assembleia de Deus, Associação dos Moradores Altos da Santa Clara, Câmara de Vereadores, Prefeitura, Emater e Clube de Mães.

Natal Tropeiro

O Natal Tropeiro trouxe a Encantado tradicionalistas das cidades de Novo Xingu e Nonoai, entre eles, voluntários que estiveram no município para auxiliar no período das grandes inundações. O grupo encenou a passagem do casal José e Maria, à espera do nascimento de Jesus Cristo, e na sequência, 11 cavaleiros, guiados pelo Papai Noel Tropeiro, desfilaram no meio do público e fizeram a distribuição de doces às crianças que estavam no local.

O empresário Ramon Mazzarino, organizador do evento, destacou a importância do momento. “Que a encenação realizada nesta noite pelo Natal Tropeiro represente o renascimento do nosso Rio Grande”, afirmou.

A programação do sábado também contou com a apresentação da peça de teatro Auto dos Altos, encenada por artistas de Minas Gerais, integrantes da igreja Graça Church, e o show musical com Zé Luiz.

O Natal Mais Encantado segue até segunda, dia 23 de dezembro, e é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apoio da Administração Municipal de Encantado e Câmara de Vereadores. O patrocínio é de Sicredi, Duagro, Vini Lady e Florestal, e parceria dos voluntários da Corrente do Bem e Falcão Auto Peças. Mais informações e a programação completa nas redes sociais @natalmaisencantado.

Sair da versão mobile