Ícone do site Folha Popular

Estudo sobre bacia hidrográfica será feito com verba da União

Maneco Hassen foi entrevistado no programa Espaço Aberto na quinta-feira (26/12) / Crédito: Lucas Brune

Foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (24/12) a medida provisória que abre o crédito extraordinário de R$ 6,5 bilhões para o fundo que financiará as obras de proteção contra cheias no Rio Grande do Sul. Conforme o secretário para Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, o valor inclui R$ 16 milhões destinados a estudos e projetos em toda a bacia do Vale do Taquari, de Santa Tereza até Taquari, para identificar medidas que reduzam os impactos das cheias na região.

“O Governo do Estado é quem vai licitar e contratar uma empresa especializada para realizar o trabalho. A partir daí, poderemos fazer todo o estudo da nossa bacia. Eu acho que isso é um legado importante para a nossa região, que vai viabilizar as obras e ações necessárias para que as enchentes nos atinjam menos e causem menos consequências”, ressalta.

Hassen falou também sobre programas habitacionais do governo e a expectativa de entregar novas moradias semanalmente em 2025. Até o momento, foram entregues as chaves para 20 famílias, e outras 160 estão com contratos de compra assistida em tramitação. “Devemos ultrapassar a marca de 20 mil moradias em todo o Rio Grande do Sul para famílias atingidas pelas enchentes”, afirmou.

Na quinta-feira (26/12), foi realizada uma reunião com beneficiários de Lajeado para esclarecimento de dúvidas. Já foram promovidos encontros semelhantes em Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio.

Sair da versão mobile