Ícone do site Folha Popular

Prefeito de Teutônia destaca ações iniciais

Renato esteve no Espaço Aberto deste sábado / Crédito: Lucas Leandro Brune

O prefeito Renato Airton Altmann participou do Espaço Aberto deste sábado (11/1) para falar sobre os primeiros 10 dias de governo. Altamann comentou sobre o fechamento da situação contábil e financeira de 2024 acontecendo no dia 10 de janeiro. Ainda, informou que o anúncio de superávit previsto de R$ 7,8 milhões não se confirmou. O superávit financeiro é de R$ 1,482 milhão.

Também apontou que projetos anunciados que estariam em licitação, como o Posto de Saúde do Arco Íris, não estão prontos para licitação nem em andamento.

Leilões

Altmann destacou que os recursos atuais são pequenos em comparação com os inúmeros desafios – principalmente na questão de frota de máquinas e veículos. “Estamos com máquinas dando problemas de oficina, caminhões e veículos utilizados pela prefeitura também. Precisaremos de um investimento muito alto apenas para renovar. Não falo em comprar mais máquinas, mas pegar os veículos velhos e leiloar. Essa é uma forma de gestão, gastamos muito dinheiro em manutenção. Então precisamos dessa modernização da frota”, apontou.

Saúde

A questão da saúde também é um ponto que Renato quer trabalhar, as altas demandas e os procedimentos eletivos represados fazem com que a administração avalie e revise contratos para que possa dar respostas para a comunidade. “Precisamos fazer esse atendimento para liberar as demandas tão importantes que ainda estão represadas. Vimos todos os bairros, conhecemos nossa comunidade e os ouvimos para conseguir atingir todas essas pessoas”, almejou.

Ele ainda alinhou as metas na saúde com a busca pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ouro Branco (HOB). “Muitas pessoas precisam desse serviço e infelizmente ainda não conseguem. A hemodiálise é um exemplo, também é um sonho para nós, mas temos que falar e agir em função desses serviços. Precisamos levar a discussão para o nosso G7, se pegarmos a população do grupo chegamos em 60 mil habitantes. Temos força e precisamos desses serviços”, considerou.

Educação

Na educação, o prefeito afirmou que os desafios também são altos e que os trabalhos conjuntos das redes municipal e estadual precisa acontecer. Destacando os problemas com as filas e a falta de vagas em creches. “Buscamos muitas soluções, até na semana passada com o diretores para a locação da Escola Dom Pedro, por onde tenho muito carinho e já estudei lá. É uma possibilidade, lógico que será preciso reformar e efetuar melhorias para que possamos acomodar cerca de 80 crianças. Em primeiro momento, a comunidade entendeu que não, que a escola é utilizada para aulas de música. Respeitamos, mas estamos tentando achar soluções a curto prazo”, ressaltou.

Reunião com G7

Altmann também ponderou que o encontro com o G7, na terça-feira (14/1), é um momento importante para apuração e debate de pautas externas que podem unir os municípios. “Seja de Poço das Antas, de Westfália, Imigrante, Paverama, Fazenda Vilanova ou por onde for. Temos a necessidade de lutar pelas nossas pautas e trabalhar em conjunto e em parceria para mostrar a nossa força. Então será uma ocasião relevante para toda a nossa região”, concluiu.

Acompanhe a entrevista completa:

Sair da versão mobile