Ícone do site Folha Popular

Estudante compartilha as experiências em terras estrangeiras

Murilo recebeu o título de cidadãos honorários de Pensacola, cidade do estado da Flórida / Crédito: Divulgação

Uma imersão na cultura de outro país: essa é a experiência vivida pelo estudante Murilo Ferreira Ribeiro (17) selecionado para o programa “Jovens Embaixadores de 2025” da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. Desde o dia 7 de janeiro, ele tem compartilhado momentos de preparação para o intercâmbio em terras norte-americanas com adolescentes de outros estados brasileiros. O programa segue até o dia 25 deste mês.

O foco desta edição está em iniciativas de impacto socioambiental, demonstrando a parceria entre os EUA e o Brasil. Os alunos participam de uma orientação prévia em Brasília. Após uma breve visita a Washington, D.C., são divididos em grupos e enviados a uma das seguintes cidades como parte da programação: Pensacola, Flórida; Tulsa, Oklahoma; Cleveland, Ohio.

Em Brasília, os estudantes participaram de palestras e visitas ao Palácio do Itamaraty e ao Ministério das Relações Exteriores, atividades que integraram a preparação para a viagem. Também tiveram a oportunidade de conversar com representantes do Education USA, associação que promove oportunidades de estudo no exterior, e participaram de um jantar com fuzileiros navais norte-americanos.

“Está sendo incrível criar uma rede de contatos enorme e conhecer pessoas incríveis, muito influentes aqui no país. Para nós, está sendo algo de outro mundo ver coisas que antes só víamos na TV”, conta Murilo. No fim de semana passado, o grupo de 30 jovens desembarcou nos Estados Unidos.


Grupo de 30 estudantes brasileira ficará nos Estados Unidos até o dia 25 de janeiro / Crédito: Divulgação

Experiência nos EUA

Se, a princípio, a saudade de casa era o sentimento predominante, agora Murilo vivencia plenamente a alegria de ser bem recebido em um país estrangeiro. Durante o intercâmbio, ele ficará hospedado na casa de uma família em Pensacola, na Flórida. “Minha host family [família anfitriã] teve várias ideias antes mesmo de eu chegar. Eles aprenderam músicas em português para aqueles momentos em que me sinto mentalmente cansado de falar inglês. No fim do dia, eles pedem ajuda para cantar em português”, relata.

Os estudantes também participam de atividades de voluntariado e de aulas típicas do Ensino Médio. Além disso, já receberam o título de cidadãos honorários de Pensacola e terão encontros e ações com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU).

Laços com jovens de outros estados

Além do contato com a cultura de outro país, Murilo também está descobrindo novas perspectivas sobre o Brasil por meio da convivência com jovens de diferentes regiões que foram selecionados para o projeto.

“Está sendo muito incrível conhecer o pessoal do Nordeste e do Norte e ver também as semelhanças com outros estados, especialmente com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. É muito legal conhecer pessoas de São Paulo, Rio… E é muito bom ver que estamos compartilhando o mesmo sentimento”, destaca.

Este ano, o programa teve como tema principal “30 pela COP 30!”. As inscrições ocorreram em setembro, seguidas pelas etapas classificatórias. Além de passar por provas escrita e oral, Murilo precisou demonstrar seu engajamento em iniciativas de impacto socioambiental em sua comunidade.

Orgulho para a educação

Para a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Greicy Weschenfelder, a trajetória de Murilo é um exemplo de como a educação pode abrir caminhos. “Isso demonstra a qualidade do ensino que oferecemos nas escolas públicas estaduais, fruto do trabalho incansável das equipes diretivas e dos professores”, ressalta.

Greicy enxerga Murilo como um representante do Vale do Taquari para o estado do Rio Grande do Sul. Por isso, incentivos para que mais estudantes vivam experiências semelhantes entram na lista de prioridades da coordenadoria.

Sair da versão mobile