Ícone do site Folha Popular

Famílias buscam alternativas para economizar na compra de materiais escolares

Movimento nas lojas deve se intensificar na próxima semana com a proximidade da volta às aulas / Crédito: Letícia Echer

Tradicionalmente, os meses de janeiro e fevereiro movimentam o comércio com a venda de materiais escolares. Para o sócio-proprietário das Lojas Wessel, Frederico Wessel, o trabalho começou mais cedo. “Neste ano, as aulas começam mais cedo. O movimento está começando, mas muitas famílias ainda estavam de férias. Então, é a partir desta semana que realmente vai começar”, afirma. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, os produtos devem ficar entre 5% e 9% mais caros este ano.

A Livraria Cometa, de Lajeado, já se prepara desde a metade do ano. “A preparação começa em agosto, quando realizamos as compras de todo o material escolar. Nesta época lançamos as promoções e vantagens de comparar conosco, como os brindes e descontos”, explica a funcionária Laiana.

Mãe de três filhos e moradora de Teutônia, Joice Pinheiro acredita que o segredo para conseguir economizar na compra de materiais escolares é a pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos. Acompanhada de seus filhos, ela busca mochilas novas. As compras vão esperar mais um mês de pesquisa. “Começamos a pesquisar agora, mas não vamos comprar hoje. Vamos comprar só em fevereiro”, afirma.

Outros preferem ter a confiança e a segurança de comprar na mesma loja todos os anos, como Arlete Tomasi. Tanto Joice quanto Arlete relataram aumento de preços nos materiais escolares, especialmente nos cadernos.

Consumidores utilizam diferentes métodos na compra dos materiais; famílias relatam aumento nos preços / Crédito: Letícia Echer

Segundo uma pesquisa de Maria Giulia Figueiredo, da Rico, do grupo XP, o preço dos cadernos e de produtos de papelaria – canetas, lápis e borrachas – aumentou 24,28% e 34,63%, respectivamente. A inflação da cesta escolar, que engloba materiais escolares, mensalidades e transporte, registrou um aumento total de 34,85% entre 2020 e 2025.

Dicas

Com o passar dos anos, as listas têm ficado cada vez maiores e mais caras, o que aumenta os desafios no planejamento financeiro das famílias. Alguns detalhes podem ajudar nessa situação, como conversar com os filhos sobre os preços e determinados produtos. “Eu venho com a minha filha, deixo ela olhar, mas nós negociamos”, explica Arlete. Outras dicas incluem a organização antecipada, cuidado com juros, pesquisa e reutilização dos materiais do ano anterior.

Doação

A Secretaria de Assistência Social de Teutônia lançou a campanha de arrecadação de materiais escolares para famílias atendidas pelos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Os interessados podem doar mochila, estojo, caderno, lápis, caneta, giz, régua, borracha, cola, tesoura, calculadora, apontador, tinta, pasta, cartolina, corretivo, papal crepom e outros materiais. A doação pode ser feita até o dia 31 de janeiro na sala 31 da Prefeitura de Teutônia.

Para receber as doações, a família deve se inscrever no CRAS ou CREAS. As informações necessárias são o nome da mãe, contato telefônico, nome dos filhos, séries e idades correspondentes.

Sair da versão mobile