Ícone do site Folha Popular

Cacis de Estrela oferecerá cursos de qualificação para os associados durante o ano

Crédito: Paloma Valandro

Ainda sem datas ou nomes definidos, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) planeja oferecer cursos de qualificação ao longo de 2025. De acordo com o diretor-executivo da entidade, Paulo Ricardo Fink, há o agendamento de dez formações que serão disponibilizadas aos associados.

Em março, o projeto será apresentado e, a partir disso, divulgado às empresas. “Assim, poderemos convidar os colaboradores, que poderão participar de forma totalmente gratuita”, explica Fink. Parte das formações será subsidiada pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do Vale do Taquari.

A proposta é oferecer cursos de uma ou, no máximo, duas noites, abordando temas relevantes, como legislação, conduta no local de trabalho, e assédio moral e sexual no ambiente profissional. “Esperamos contribuir para a formação e qualificação da mão de obra, que é escassa na região. Temos um grande desafio”, ressalta.

Alinhamento com a administração municipal

Em reunião com a prefeita Carine Schwingel, a Cacis expressou preocupação com a falta de trabalhadores disponíveis no mercado. A associação busca estratégias para despertar o interesse dos jovens. Nesse sentido, está iniciando um alinhamento com outras entidades e com a administração pública para propor oficinas.

A ideia é oferecer espaços para práticas e criar oportunidades de networking. “Existe, claro, um descompasso entre o que as empresas oferecem e o que as pessoas esperam ganhar, em termos financeiros”, lembra Fink. Essa preocupação também é compartilhada por outras instituições, como a CIC VT e o município de Arroio do Meio.

Reunião-almoço

A Cacis também retomará a agenda de reuniões-almoço, previstas para ocorrer de março a dezembro. Até o momento, já há nove datas reservadas e alguns palestrantes confirmados. É possível que o evento não ocorra em novembro devido à Multifeira, que ainda depende da liberação do Porto Fluvial de Estrela para sua realização. Nos últimos dois anos, as reuniões-almoço tiveram uma média de 130 participantes.

Sair da versão mobile