Ícone do site Folha Popular

Músicos da região encantam público na Europa

primeira apresentação dos músicos ocorreu em 16 de janeiro - Crédito: Divulgação

É possível que a frase “quero gaita de oito baixos” não seja compreendida pelo público de Vilshofen, na Alemanha, nem de Reutte in Tirol, na Áustria. No entanto, quando uma orquestra gaúcha sobe ao palco acompanhada de um jovem cantor, todos se emocionam ao som de “Guri”, música de César Passarinho, mesmo que não compreendam o significado da letra. Essa é a experiência que a Orquestra de Barão tem proporcionado ao público dos países europeus por onde a turnê passa, até a próxima terça-feira, dia 28 de janeiro.

O grupo iniciou as apresentações no dia 16, na Alemanha, acompanhado do cantor Thomas Machado. No repertório, canções da cultura gaúcha, alemã, italiana e de outras regiões do Brasil. “A receptividade está ótima. O público, ao ler um cartaz divulgando um concerto de uma orquestra brasileira, demonstra muito interesse”, ressalta o maestro Lucas Grave.

Para ele, um dos momentos mais emocionantes é a apresentação dos clássicos tradicionalistas. “Como temos agora um convidado, o Thomas Machado, o repertório inclui as músicas mais tradicionais do Rio Grande do Sul. A maior emoção sempre é a música “Guri”. Está sendo muito bacana, especialmente no momento em que levantamos a bandeira do Rio Grande do Sul no palco”, conta.

Dos 30 músicos que participam das apresentações, metade já havia participado de uma turnê em terras europeias. A Orquestra realizou turnês na América do Sul em 2017 e na Europa em 2023. Durante a atual turnê, todos se comunicam em alemão. Até quinta-feira (23/1), os músicos estavam na Suíça, hospedados em casas de famílias locais.

Intercâmbio de culturas

O músico Rodrigo Persch afirma que a experiência tem sido incrível. Além da emoção das apresentações, ele destaca a vivência na Europa e o contato com outra cultura. “Com o clima frio, mas suportável, pudemos conhecer a cultura desses países, suas peculiaridades e boas práticas. A organização e limpeza das cidades, assim como a valorização da reciclagem, são bastante evidentes por aqui. Tivemos a oportunidade de assistir a um concerto da Orquestra Sinfônica de Viena, uma das melhores do mundo”, relata.

O grupo também pôde contemplar as paisagens naturais, alpes, lagos e monumentos, como a estátua e a casa de Mozart, na cidade de Viena, além do Palácio Schönbrunn, da princesa Sissi, na Áustria. Os músicos também visitaram a capela onde foi composta a mundialmente conhecida música Noite Feliz. Persch destaca ainda a receptividade do público. “Levar o nome e a cultura de nosso município, estado e país para o outro lado do continente está sendo indescritível. Certamente, essa experiência ficará marcada na memória de nossos jovens”, enfatiza.

O grupo segue com a turnê, levando a alegria característica do brasileiro em outros concertos na Suíça e na Alemanha. As apresentações podem ser assistidas pelo Facebook da Orquestra Municipal de Barão.

Por onde a Orquestra já passou

16/1 – Vilshofen – Alemanha;

21/1 – Reutte in Tirol – Áustria;

22/1 – St. Gallen – Suíça;

23/1 – Schönnengrund – Suíça;

Por onde ainda vai passar

25/1 – Spatzenhausen – Alemanha;

26/1 – Bad Bayersoien – Alemanha;

27/1 – Lermoos – Áustria;

28.01 – Polling – Alemanha

“Levar o nome e a cultura de nosso município, estado e país para o outro lado do continente está sendo indescritível. Certamente, essa experiência ficará marcada na memória de nossos jovens”, Rodrigo Persch – Músico

Sair da versão mobile