Ícone do site Folha Popular

Selo Susaf permite que agroindústria de Westfália comercialize produtos para todo o RS

Empreendimento familiar produz cerca de 5 toneladas de carne por mês / Crédito: Divulgação

Claudiomiro Petry define como objetivo alcançado a conquista do selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf- RS). A certificação da Casa de Carnes Petry, de Linha Frank, interior de Westfália, foi confirmada no dia 7 de janeiro e, agora, a agroindústria está habilitada para comercializar seus produtos para todo o Rio Grande do Sul.

Criada no ano de 2017, a empresa familiar, que conta com quatro pessoas na equipe de trabalho, aderiu ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em 2023. Em novembro do ano passado, encaminhou a documentação para adesão ao Susaf, recebendo a notícia da certificação no início deste ano. “Desde o começo do processo de implantação do SIM, nosso objetivo sempre foi a adesão ao Susaf, pois nos permite maior expansão, principalmente em volume de vendas”, enaltece Petry.

Atualmente, a produção da Casa de Carnes Petry está em aproximadamente 5 toneladas mensais. Em alguns meses do ano passado, a produção superou as 6 toneladas. “Pretendemos hoje ampliar nosso mercado na região, sempre levando produtos de qualidade. Mas nada nos impede de sonhar mais alto e expandir para outras regiões do estado”, destaca o idealizador do empreendimento. O negócio tem como diferencial o abate do próprio boi, o que dá mais qualidade ao produto.

Segundo Petry, a responsável técnica da agroindústria, Jaíne de Oliveira Simonetti, e a Prefeitura de Westfália, por meio da coordenadora do SIM, Maitê Giovanoni da Silva, deram total apoio nas questões técnicas e de legislação envolvidas. “Receber a certificação foi um sentimento de satisfação e alegria, pois foi um período de aproximadamente um ano de trabalho para conseguir alcançar o nosso objetivo”, frisa ele.

Primeiro estabelecimento de carnes a obter o selo em Westfália

A Casa de Carnes Petry é o primeiro estabelecimento de carne a ter o selo Susaf-RS. Conforme Maitê, o primeiro passo foi o Município conseguir a adesão ao sistema. “Iniciei no Município em 2021 e criei toda a legislação pertinente. Depois disso, com o SIM funcionando, entrei em contato com a Instância Operativa Central (IOC), responsável pelas adesões ao Susaf, e enviei toda a documentação solicitando a adesão de Westfália ao sistema”, recorda a coordenadora do SIM.

Após concedida a adesão ao Município, a profissional indicou os estabelecimentos conforme a adequação dos mesmos. “Primeiro o Petry ficou registrado somente no SIM e, após alguns meses, indiquei ele ao Susaf. Após a análise dos documentos pela IOC, ele então recebeu a liberação para utilizar o selo Susaf-RS, permitindo expandir suas vendas em todo o território gaúcho”, pontua Maitê.

Sair da versão mobile