Ícone do site Folha Popular

Fazenda Vilanova é representada em organização nacional e regional de educação

Na terça-feira (28/1), o secretário de Educação e Cultura de Fazenda Vilanova, Fabrício Meneghini, foi eleito por aclamação vice-coordenador da regional AMAT/AMVAT para a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), entidade que representa secretários e dirigentes municipais de Educação.

“Para mim, foi uma surpresa muito grande. Quando um município está à frente de importantes conselhos como esse, sempre ganha visibilidade”, afirma. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 27 regionais, sendo uma delas a do Vale do Taquari. Meneghini assumirá a vice-liderança pelo biênio 2025-2027, tendo como coordenadora-presidente Stefanie Casagrande, secretária de Educação de Encantado.

Em nível nacional

A coordenadora pedagógica da SMEC de Fazenda Vilanova, Dezire da Costa Feyh, ocupa a vice-coordenadoria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). “É um trabalho de grande importância. O conselho tem o intuito de assessorar, institucionalizar as normativas e estar junto à gestão municipal para atuar como aliado na gestão pedagógica”, explica Dezire. A coordenadora da Undime atualmente é Carla Eller, e outra vice-coordenadora é Bárbara Schmidt.

Conforme Dezire, o conselho municipal normatiza leis, fiscaliza e assessora os municípios. “Temos grandes desafios pela frente. As principais pautas do ano são as diretrizes da educação infantil, que foram atualizadas no ano passado. Além disso, a BNCC Computação é um grande desafio que precisa ser adequado ao currículo”, pontua.

Colônia de férias

Durante a entrevista, os educadores também avaliaram a Colônia de Férias como um sucesso. “A gente não faz nada sozinho. Continuamos com as inscrições e chegamos a 50 crianças. A presença das famílias foi fundamental e deu um brilho especial ao evento. Tivemos pais dizendo: ‘Meu filho saiu do celular, chegava em casa cansado’. Hoje, somos o único município que oferece a colônia de férias”, destaca Meneghini.

Confira a entrevista completa:

Sair da versão mobile