O salário-mínimo dos professores da rede pública de educação básica, conhecido como Piso da Educação, teve um reajuste de 6,27%.
A partir de 2025, nenhum professor pode receber menos de R$ 4.867,77 por mês para uma jornada de 40 horas semanais. O novo valor foi definido pelo Ministério da Educação (MEC) e publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (31/1).
No entanto, como os salários dos professores são pagos pelas redes de ensino, cada estado e município precisa oficializar o novo piso por meio de norma própria. O pagamento dos docentes é feito com recursos do Fundeb, o fundo que financia a educação com aportes dos governos federal, estadual e municipal.
O reajuste ficou acima da inflação do último ano, que foi de 4,83%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Desde 2008, a legislação garante que o piso salarial dos professores seja reajustado anualmente para valorizar a categoria. Esse valor mínimo estabelecido é válido para professores com formação em nível médio.