Ícone do site Folha Popular

Documentário “Matriz Santo Inácio de Loyola: Um templo em reconstrução” entra na fase final em Lajeado

Crédito: Divulgação

A construção da Igreja Santo Inácio de Loyola, em Lajeado, se tornou tema do documentário “Matriz Santo Inácio de Loyola: Um templo em reconstrução”, produzido pela SWobeto Editoria e Vídeo. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura e Governo Federal), por meio do Edital 274 Audiovisual Lajeado, promovido pela Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

O documentário começou a ser desenvolvido em novembro de 2023, com a construção do roteiro, seguida pela captação de imagens e entrevistas com personagens locais e o historiador José Alfredo Schierholt. De acordo com a diretora e roteirista, Simone Wobeto, a produção aborda a trajetória da igreja desde sua construção original, em 1881, passando pelo trágico incêndio de 1953, até sua reconstrução, concluída em 1958.

O filme também registra as recentes consequências da enchente de 2024, oferecendo um olhar abrangente sobre a força e a relevância contínua do templo para a comunidade. Além de narrar os desafios e transformações ao longo do tempo, o documentário destaca que a Igreja Santo Inácio de Loyola não é apenas um espaço religioso, mas um símbolo da identidade cultural e histórica de Lajeado/RS. O projeto tem o propósito de preservar e divulgar a memória de um dos principais marcos arquitetônicos e culturais da cidade, evidenciando sua importância na emancipação de Estrela/RS e no desenvolvimento da comunidade local.

O pároco Pe. Roni Osvaldo Fengler convida a comunidade para prestigiar a exibição, ressaltando a importância de conhecer e valorizar a própria história:

“Conhecer a história dos nossos antepassados, das nossas famílias, comunidades e região nos enriquece e fortalece. Mais do que um aprendizado, é um legado que toca o coração. E quando essa história está ligada à nossa fé, fortalece ainda mais a nossa espiritualidade.”

História da Matriz Santo Inácio de Loyola

A Paróquia Santo Inácio de Loyola foi oficialmente criada em 31 de julho de 1881, dia do seu padroeiro. Na ocasião, o templo foi abençoado, e a imagem de Santo Inácio, trazida de Roma, Itália, foi apresentada à comunidade, marcando a consolidação da nova paróquia. O documentário “Matriz Santo Inácio de Loyola: Um templo em reconstrução” resgata essa história, homenageando aqueles que ajudaram a construir, preservar e fortalecer esse importante patrimônio religioso e cultural de Lajeado.

A primeira exibição do documentário ocorrerá na Capela São José, a mais antiga da Paróquia. Localizada às margens da ERS 421, a 4,5 km da BR 386, no Bairro Conventos, a capela tem um papel fundamental na história religiosa da região. O presidente da Comunidade São José, Vagner Augusto Müller, também ressalta o impacto do documentário:

“Esse documentário vai servir como exemplo e vai mostrar a origem. É um orgulho saber que a história da Paróquia Santo Inácio começou por aqui, e precisamos mantê-la viva.”

Sessões de lançamento – Entrada gratuita

O documentário será exibido em duas sessões no dia 16 de fevereiro:

1ª Sessão
Horário: Logo após a missa das 8h30.
Local: Comunidade São José – ERS 421, Bairro Conventos, Lajeado;

2ª Sessão
Horário: Logo após a missa das 19h;
Local: Matriz Santo Inácio de Loyola – Rua Bento Gonçalves, 357, Centro, Lajeado.

Sair da versão mobile