Ícone do site Folha Popular

Imigrante integra projeto “Rota dos Capitéis: Caminhos da Imigração e Fé”

Com o lançamento do calendário de eventos culturais de 2025, Imigrante começa a se preparar para as atrações do ano. Uma das mais esperadas é o lançamento da “Rota dos Capitéis – Caminhos de Imigração e Fé”, projeto concebido por municípios da Serra Gaúcha. O roteiro pretende unificar os capitéis existentes entre Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Garibaldi, sendo estendido também para outros municípios. A rota será apresentada no Seminário Regional de Turismo, em março.

“Foi uma bênção Imigrante ser incluído. Temos pontos positivos que contribuíram para isso, como o Convento São Boaventura. Haverá peregrinos e grupos que caminharão durante dias e precisarão de locais que ofereçam pernoite, e o convento é ótimo para isso”, afirma o secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porshe.

O roteiro pretende ser uma nova alternativa integrando três formas de turismo: caminhada, cicloturismo ou até mesmo de carro. Conforme Porshe, já foram captados R$ 1 milhão para o projeto, provenientes de emendas parlamentares e da iniciativa privada.

Vale da Imigração

Segundo Porshe, Imigrante também desenvolveu um estudo para uma rota turística no município, chamada “Vale da Imigração”. O objetivo é englobar atrativos naturais e empreendimentos da cidade. “Já temos sinalização e um mapa lúdico. Agora, preparamos a licitação para aquisição e instalação da rota”, afirma.

Eventos do ano

Os ensaios para o espetáculo da Paixão de Cristo já começaram. O evento será nos dias 11 e 12 de abril. Todos os atores são voluntários e ensaiam uma ou duas vezes por semana. A cada ano, o diretor da peça, Pablo Capalonga, prepara um texto novo para as apresentações. “Certamente é muito emocionante. E, para quem vem todos os anos, sempre há novidades”, destaca Porshe.

Leia mais: Começam os ensaios da Paixão de Cristo

Em 2025, o município também celebrará seu aniversário, e a comemoração poderá ser diferente este ano, com uma feira comercial. O evento está previsto para os dias 9, 10 e 11 de maio.

Em julho, deve ocorrer novamente o Percurso de Trilhos e Montanhas, que já atraiu mais de 500 corredores em edições passadas. Também estão no calendário a Semana Farroupilha e o Dia Mundial do Rock.

150 anos da imigração italiana

Para celebrar os 150 anos da imigração italiana na cidade, a intenção é promover eventos ao longo de todo o ano, sem uma data específica. Em agosto, um grupo de danças da Itália estará no município. Não se descarta a possibilidade de promover um festival internacional de folclore.

Confira a entrevista completa:

Sair da versão mobile