A Universidade do Vale do Taquari – Univates está ofertando 206 vagas em 28 cursos de graduação presenciais, incluindo Medicina, no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições, abertas pelo Ministério da Educação (MEC) terça-feira (4/1), são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior https://acessounico.mec.gov.br/ até 7 de fevereiro (sexta-feira). O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 18 de fevereiro.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é importante para ampliar o acesso ao Ensino Superior, permitindo que estudantes de baixa renda possam cursar uma graduação. A oferta de bolsas pelo Fies na Univates contribui para a democratização do acesso ao Ensino Superior no Vale do Taquari, bem como para a ampliação da qualificação profissional região – o que está alinhado com o papel social da Universidade no Vale do Taquari, impulsionando o desenvolvimento acadêmico, econômico e social da região.
O programa do Ministério da Educação (MEC) financia cursos superiores não gratuitos e possibilita ao estudante pagar uma parcela mensal com valor reduzido e, após a conclusão do curso, realizar a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com sua realidade financeira. O sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção é de responsabilidade do governo federal, portanto os candidatos devem estar atentos aos prazos e critérios estipulados pelo programa (descritos na sequência).
Cursos da Univates
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciências Contábeis
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Design
Direito.
Educação Física – Bacharelado
Educação Física – Licenciatura
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia de Software
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Farmácia
Fisioterapia
Jornalismo
Letras – Português e Inglês
Medicina
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Processos Gerenciais.
Psicologia
Relações Internacionais
Como concorrer – Para concorrer às vagas do Fies, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma de suas edições a partir de 2010 até a mais recente. Além disso, o candidato deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, e a nota na prova de redação precisa ser superior a zero. É vedada a inscrição de quem declarou ter participado do Enem como “treineiro”.
O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos. A base de dados correspondente à situação do CadÚnico será a de 11 de janeiro de 2025. No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Inscrição – Para se inscrever, basta o candidato entrar no portal Acesso Único https://acessounico.mec.gov.br/fies e fazer o login com a sua conta Gov.br; preencher os campos com seus dados pessoais e clicar em “Gravar e avançar”. Na etapa seguinte, é necessário fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Também é preciso informar a escolaridade e declarar estar ciente dos dados fornecidos.
Em seguida, o candidato deve escolher os três cursos desejados, selecionando o estado, município, curso e a instituição de ensino pretendidos. Será possível repetir essa ação mais duas vezes, elencando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas. Depois, basta o candidato preencher seus dados financeiros e os da sua família e, por fim, revisar todas as informações. Caso esteja tudo certo, é preciso confirmar a inscrição e, depois, salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
Classificação – A classificação no processo seletivo do Fies no primeiro semestre de 2025 será realizada conforme a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A ordem de priorização será:
Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Resultado – O processo seletivo do Fies terá chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 18 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro, e enviar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Univates os documentos que comprovem sua identidade, residência, escolaridade e rendas informados na inscrição do FIES.
Mais informações sobre como estudar na Univates com Fies podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043. Quem já está matriculado na Univates também pode entrar em contato pelo e-mail atendimento@univates.br, pelo telefone 0800 707 0809, pelo WhatsApp (51) 3714-7000 ou pessoalmente, na sala 310 do Prédio 9.
Lista de espera – Os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada regular participarão automaticamente da lista de espera, que observará a mesma ordem de classificação da chamada regular e será utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil.
Fies – Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).