A Administração Municipal de Estrela, por meio da Secretaria de Educação, retomou as atividades da Escola de Educação Cantinho do Lar, localizada no Bairro Auxiliadora. O prédio, afetado pela enchente em maio do ano passado, passou por reformas com o apoio de empresas e do CPM. Desde então, as crianças estavam sendo atendidas na Casa da Criança Estrelense. Com as adaptações concluídas, a escola voltou a operar, atendendo atualmente 22 crianças, número que pode chegar a 36, atendendo a um pedido da comunidade local.
Outro espaço que será reativado é a Escola de Educação Infantil Raio de Sol, no Bairro Oriental, também impactada pela enchente. Segundo o secretário de Educação, Paulo Sehn, a previsão é de que as atividades sejam retomadas no local dentro de aproximadamente 30 dias. A reforma está sendo financiada pelo CPM e por empresas que adotaram a escola. Atualmente, 50 crianças frequentam provisoriamente a Estrelinha, no Bairro das Indústrias, e serão transferidas para a Raio de Sol, junto com os alunos da Criança Feliz, no Marmitt, que não será reaberta.
Já a EMEI Pingo de Gente, localizada na Chacrinha, está em processo de formalização de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Governo do Estado. O objetivo é viabilizar a cessão de salas no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, conforme acordo já firmado entre a prefeita Carine Schwingel e a coordenadora Regional de Educação, Greicy Weschenfelder. O novo espaço poderá acomodar até 60 crianças, que atualmente estão sendo atendidas na Casa da Criança.
Além disso, a EMEI Arroio do Ouro, também provisoriamente na Casa da Criança, está em fase de reestruturação para ser reaberta. A comunidade, junto com o CPM, trabalha para que a reativação ocorra o mais breve possível.
“Estamos implementando uma série de medidas para garantir melhores condições às crianças e ampliar o número de vagas na Educação Infantil”, destaca o secretário Paulo Sehn. Paralelamente, a Administração Municipal segue desenvolvendo projetos para novos prédios destinados à Educação Infantil nos bairros Cristo Rei, Boa União, Arroio do Ouro, Costão (Emei e Emef) e Linha Lenz.