Ícone do site Folha Popular

Onda de calor exige atenção redobrada com os pets: saiba como protegê-los

Crédito: Pexels

Como o verão e essa excepcional onda de calor que assola o Estado nas últimas semanas, animais de estimação também carecem de cuidados para minimizar os efeitos das altas temperaturas. Em entrevista ao programa Rádio Notícias Folha Popular, a fundadora da ONG Patas Solidárias, Letícia de Abreu Gomes salienta que é fundamental que os tutores redobrem os cuidados para garantir o bem-estar dos pets durante essa época do ano.

Hidratação e alimentação

Assim como os humanos, os animais precisam de água fresca e limpa  sempre disponível. Uma dica é colocar gelo na água para torná-la mais atrativa, “Os animais, tanto cães quanto gatos, gostam bastante de um gelinho na água”. Outra maneira de amenizar o calor e garantir hidratação e nutrição é fazer “picolés”. Por exemplo, congelar petiscos como sachês para cães e gatos.  

Cuidados com o ambiente

Para os cães que vivem em pátios, é essencial que a casinha esteja sempre na sombra, evitando que se transforme em um verdadeiro forno para esses companheiros. Além disso, é recomendável que os tutores não deixem seus animais acorrentados. Se possível, ofereça os tapetinhos gelados ao seu pet.

Higiene e tosa

Para os cães é indicado que eles tomem banhos semanais para ajudar a enfrentar altas temperaturas. Além disso, Letícia recomenda as tosas higiênicas, principalmente para os animais mais peludos. Outra dica é manter os pelos dos pets sem nós, para não virem “uma estufinha”. Manter a barriga e as almofadinhas das patas limpas facilita a transpiração e a troca de calor.

Passeios

Evite passeios nos horários de pico de calor, preferindo o início da manhã ou o final da tarde. “Além do animal passar mais calor, isso pode causar queimadura nas patinhas”, alerta Letícia. 

Para os animais de pelos brancos ou albinos é indicado o uso de protetor solar específico para animais ou mesmo o infantil para evitar queimaduras. Inclusive, as queimaduras podem evoluir para prevenir o carcinoma, um tipo de câncer de pele.

Além de cuidar dos seus próprios pets, lembre-se dos animais de rua. Ofereça água e sombra para que também possam se proteger do calor. “Não custa a gente colocar um potinho de água limpa, pelo menos fresquinha para oferecer para eles”, lembra.

Sair da versão mobile