Ícone do site Folha Popular

Emef Teobaldo Closs promove dia de inclusão para alunos com autismo

Alunos da Educação Infantil assistiram animação sobre o assunto / Crédito: Divulgação

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Emef Professor Teobaldo Closs, do Bairro Canabarro, em Teutônia, promoveu uma atividade especial com o objetivo de conscientizar e promover a inclusão dos alunos com autismo.

Durante todo o dia, as turmas participaram de conversas e atividades que ajudaram a criar um ambiente de empatia e compreensão. O momento foi pensado para que todos, tanto os alunos com autismo quanto os demais, pudessem se conhecer melhor e aprender sobre as particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As conversas começaram cedo e oportunizaram aos alunos refletirem sobre as dificuldades e os desafios enfrentados por pessoas com autismo. Cada turma teve a oportunidade de conversar sobre o que significa ser autista, desmistificar preconceitos e mostrar como a inclusão é fundamental para que todos se sintam parte da comunidade escolar.

O ponto alto do dia foi a construção de um mural coletivo. Com a participação de todos, os alunos escreveram palavras, mensagens e representações que simbolizavam a diversidade e a importância da aceitação. O mural se tornou uma verdadeira obra de arte, resultado da união de diferentes perspectivas e talentos, com a contribuição especial dos alunos com autismo, que estavam ao centro desse processo de construção.


Mural com simbologia referente ao autismo foi elaborado com alunos da educação infantil e ensino fundamental / Crédito: Divulgação

“Por meio dessas atividades, não apenas aprendemos sobre o autismo, mas também fortalecemos o vínculo entre os alunos, promovendo o respeito, a empatia e a inclusão. O projeto foi um passo importante para uma convivência mais harmoniosa e solidária dentro da escola, reforçando a importância de respeitar as diferenças e apoiar o desenvolvimento de todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou características”, destacam o supervisor escolar Tiago Dias Bolzan, a orientadora educacional Carine Severo Habekost e as professoras de atendimento educacional especializado da escola, Ana Paula Nunes Arnt e Marisa Brandão Leuchtenberger.

Eles apontam que foi um dia de aprendizado profundo, troca de experiências e, acima de tudo, de celebração da diversidade.

Sair da versão mobile