A Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves (Eetan) viveu dias de festa e reconhecimento nesta semana. Alunos do 2º ano dos Anos Iniciais se destacaram na Mostra Científica Interdisciplinar – Futuros Equânimes, representando com orgulho a 3ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Educação.
Sob a orientação da professora Tatiane Agostini, a turma apresentou o projeto “Ovolândia: terra de diversão e aprendizado com os ovos”, conquistando o Prêmio de Destaque nos Anos Iniciais.
Durante todo o primeiro semestre, os alunos se dedicaram ao estudo das propriedades, tipos e características dos ovos. Também aprenderam na prática, ao utilizar a casca do ovo na horta da escola, em atividades interativas e lúdicas.
A proposta buscou explorar, de forma criativa, temas como sustentabilidade e alimentação, e chamou atenção pela desenvoltura e segurança dos pequenos pesquisadores ao defenderem suas ideias.
A professora Tatiane reforça a importância de inserir as crianças desde cedo em vivências de pesquisa, criatividade e expressão. Segundo ela, quando são valorizadas e estimuladas, as crianças mostram todo o seu potencial.
A Mostra Científica 2025 está programada para o dia 12 de julho e os alunos já preparam seus projetos para esta nova oportunidade. Neste ano, o tema estadual é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Esporte
No mesmo dia, o aluno Murilo Altmann recebeu a medalha de terceiro lugar no Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), na modalidade Tênis de Mesa. A conquista é fruto dos treinos conduzidos pelo professor Tiago da Rosa Medina, que incentiva uma cultura de esporte e disciplina entre os adolescentes da escola.
De acordo com a diretora Cristiane Oliveira, essa foi a primeira vez que a escola participou de forma ativa dos jogos. “Estamos nos preparando muito para esse ano, dedicados e empenhados em desenvolver todas as habilidades dos alunos também no esporte”, explica.
Além disso, a Eetan participou dos Jogos Intermunicipais de Teutônia (Jiteu) e garantiu o pódio no futsal masculino e no vôlei masculino.
Para ela, essas conquistas servem como uma forma de incentivo e apoio para os alunos e merecem ser divulgadas e reconhecidas. “Nós procuramos divulgar dentro da escola tudo o que acontece, para os alunos se enxergarem como protagonistas do aprendizado e da educação”, destaca.
Atividades
Outra forma de incentivo e aprendizagem do educandário são as palestras. A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) inicou uma série de momentos na segunda-feira (14/4), orientados por Loraine Maria Flach e Daiana Faleiro. A Patrulha Escolar visitou a Eetan e conversou com os alunos sobre bullying.
“O foco da nossa escola é a excelência. Esse é o nosso compromisso”
Cristiane Oliveira