O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, foi eleito por aclamação como novo presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CTER-RS), em reunião realizada na quarta-feira (16/4). Sossella, candidato único e representante do Poder Público, assume o comando do colegiado até 2027.
A presidência do conselho é alternada entre representantes dos trabalhadores, empregadores e do governo, sendo definida por maioria absoluta de votos dos membros.
Em sua fala de posse, Sossella afirmou que seu foco será o fortalecimento da empregabilidade no Estado. “Vamos manter um diálogo aberto e trabalhar para ampliar os índices de emprego no Rio Grande do Sul”, destacou.
O então presidente, Guilherme Scozziero Neto, representante dos empregadores, agradeceu a parceria dos colegas de conselho e reforçou que o trabalho teve como foco a valorização das relações de trabalho.
Durante a reunião, também foram aprovadas mudanças nas sedes das agências FGTAS/Sine de Marau e Feliz, a criação de um grupo de trabalho interno para avaliação de pautas do colegiado e a definição de novos procedimentos para renovação dos termos de cooperação com os municípios.
Participaram da reunião representantes de diversas entidades, incluindo SPGG, Sedec, Superintendência Regional do Trabalho, centrais sindicais e federações empresariais, como Farsul, Federasul e Fecomércio.