O primeiro clássico Gre-Nal do Campeonato Brasileiro de 2025 será realizado neste sábado (19/4), às 21h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A partida é válida pela quinta rodada da competição e será o quarto clássico da temporada. Desta vez, as duas equipes chegam com realidades diferentes para a partida.
O Grêmio entra pressionado. A equipe vem de três derrotas consecutivas – a mais recente, uma goleada por 4 a 1 sofrida diante do Mirassol. O revés custou o cargo de Gustavo Quinteros, e o time será dirigido de forma interina por James Freitas, que terá o suporte de Fernando Lázaro na casamata. Até aqui, o Tricolor soma apenas uma vitória na competição, justamente na estreia.
Com o comando temporário da comissão técnica, a escalação ainda pode sofrer alterações de última hora. A tendência é manter a base recente, com disputas por vaga principalmente no meio-campo.
Provável time: Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Villasanti, Dodi (ou Cuéllar), Edenílson, Cristaldo (ou Monsalve) e Cristian Olivera; Braithwaite.
Do outro lado, o Internacional vive um momento mais estável. Apesar de ter perdido para o Palmeiras por 1 a 0 no Beira-Rio na rodada passada, encerrando uma invencibilidade de 17 jogos, o Colorado chega com confiança. Em 2025, são três clássicos contra o Grêmio: dois empates e uma vitória por 2 a 0, conquistada fora de casa.
A equipe deve manter o desenho tático das recentes partidas, com Alan Patrick organizando as ações ofensivas e Enner Valencia como referência no ataque. O goleiro Anthoni segue como titular.
Provável time: Anthoni; Aguirre, Vitão, e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique, Vitinho, Alan Patrick e Wesley; Enner Valencia.
Arbitragem
O clássico será apitado por Bráulio da Silva Machado, de Santa Catarina. Os assistentes serão Bruno Boschilia (Paraná) e Alex dos Santos (Santa Catarina). No comando do VAR estará Wagner Reway, do Espírito Santo, e Jefferson Ferreira de Moraes, de Goiás, atuará como quarto árbitro.