Ícone do site Folha Popular

Gilberto Keller é liberado após cumprir uma semana de prisão

Gilberto Keller foi prefeito de Colinas de 2009 a 2012 / Crédito: Arquivo FP

O ex-prefeito de Colinas e advogado Gilberto Antônio Keller foi liberado da prisão na noite de quinta-feira (24/4) após permanecer detido por sete dias no Presídio de Lajeado. A ordem de soltura foi expedida após manifestação da defesa, que conseguiu convencer o Judiciário da viabilidade de sua liberação.

Keller havia sido preso no dia 17 por descumprimento de sentença judicial relacionada à prestação de serviços comunitários, pena que havia sido estabelecida em substituição à reclusão por crimes cometidos durante sua gestão no Executivo de Colinas – 2009 a 2012. A detenção mobilizou esforços jurídicos de sua equipe de advogados, que protocolou pedidos e argumentos junto ao Poder Judiciário ao longo da semana.

O juizado responsável pelo caso acolheu os argumentos apresentados pela defesa e autorizou a soltura, sem detalhar, até o momento, as condições da liberação. Desde a noite de quinta-feira, Keller já se encontra em sua residência. A reportagem confirmou a informação com pessoas próximas e tentou contato com ele durante a tarde de ontem, mas sem sucesso.

Gilberto Keller foi prefeito de Colinas na gestão de 2009 a 2012. Foi reeleito para governar o município até 2016. Todavia, uma ação eleitoral do pleito de 2012 gerou sua cassação e uma eleição suplementar foi convocada em 2013.

Keller havia sido condenado em 2018 no processo que ficou conhecido como operação ColapSUS, deflagrada para investigar irregularidades cometidas no setor da saúde de Colinas entre os anos de 2010 e 2012. O caso envolveu cobranças indevidas por procedimentos médicos realizados no município.

Impacto em Imigrante

A prisão de Keller também impactou o funcionamento da Câmara de Vereadores de Imigrante, onde ele atua como assessor jurídico. A sessão ordinária marcada para quarta-feira (23/4) foi transferida para a próxima quarta-feira, 30 de abril. Já uma sessão extraordinária está prevista para ocorrer na segunda-feira, dia 28.

Com a liberação, espera-se a retomada das atividades jurídicas e administrativas no Legislativo de Imigrante, embora ainda não haja confirmação oficial sobre a volta imediata de Keller às funções na Casa.

Sair da versão mobile