Ícone do site Folha Popular

Grupo Popular apresenta novidades em projetos para 2025

O diretor de Jornalismo Lucas Leandro Brune fez a apresentação e destacou os 40 anos do jornal Folha Popular / Crédito: Kessy Amaral da Silva

Nesta quinta-feira (24/4), o Grupo Popular de Comunicação lançou seus projetos para 2025 a parceiros e apoiadores em evento no Solar Baviera. O diretor de Jornalismo do Grupo Popular, Lucas Leandro Brune, expôs e detalhou os projetos. Além dos tradicionais Fórum Coopop, Supercopa Popular de Futsal, Festival Popular da Canção, Show da Família e Natal Solidário, o Grupo lança novas propostas, como o Festival Popular Estudantil, e retoma projetos antigos, como a Radar Kids e a Escola Popular.

Tanto os tradicionais como os novos contêm novidades, demonstrando o compromisso de aproximar ainda mais a relação com a comunidade, uma das essências do Grupo Popular. “Nosso pilar central é construir relacionamentos por meio da comunicação. Desde 2020, a Rádio Popular é classe especial E3, abrangendo um raio de 80 quilômetros e 124 cidades – ou um quarto dos municípios do RS. Alcançamos tranquilamente grandes polos, como Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria”, ressaltou.

Brune também destacou os 40 anos da Folha Popular, a serem celebrados na próxima quinta-feira (1º/5). Em alusão a esta trajetória de sucesso, o Grupo prepara uma evolução no leiaute, na estrutura, na logomarca e no posicionamento do jornal.

“A tecnologia evolui, mas o que não muda é a forma de apurar a informação e fazer jornalismo.

Se nos desviarmos desse pilar, incorremos facilmente numa cilada de querer apenas propagar, buscar cliques e audiência volátil, e não informar e contribuir para a construção da sociedade. Jornalismo não é caçar cliques: é contar histórias, reportar fatos, apurar e trazer informações. É isso que a sociedade paga e espera de um veículo de comunicação”, lembrou.

Com estes projetos, o Grupo Popular ressalta a abertura a novos parceiros e ideias como forma de construir relacionamentos por meio da comunicação.

Projetos

O primeiro evento deste ano é o Show da Família, que ocorre dia 11 de maio no ginásio municipal de Imigrante, durante a Expofesta. A programação inicia às 14h com a Banda Legal, seguida de Super Banda Choppão, Banda Sul Brass, Banda Universitária e Guilherme Mecca. O evento tem apoio da CIC e da Prefeitura de Imigrante.

Na sequência, ocorre a primeira edição de 2025 do Happy Delas, uma promoção do programa Mais Elas, que celebra 17 anos. A programação será dia 15 de maio no Solar Baviera. No dia 23 de junho ocorre a segunda edição. Esta será a primeira vez que o evento ocorre fora de Teutônia: será no Chopp Haus, em Salvador do Sul.

“São 17 anos de Mais Elas, mais de 2 mil mulheres de diferentes perfis e profissões compartilhando suas histórias nos nossos microfones. Incentivamos e fortalecemos o empreendedorismo feminino… Acreditamos na importância desse espaço de fala”, disse Luciana Brune, âncora do programa.

O 3º Fórum Coopop será dia 8 de julho no auditório da CIC Teutônia. O evento tem o patrocínio das cooperativas Certel, Sicoob, Sicredi e Cooperagri e apoio da CIC Teutônia. A programação inicia a partir das 13h e tem encerramento previsto para as 17h15.

No Ano Internacional das Cooperativas, o tema norteador desta edição será “Como as cooperativas e as associações impactam no desenvolvimento das nossas comunidades”. Haverá palestras, cases da área do associativismo e o painel Cooperativismo, seguido de momento para perguntas e debate. O especialista em Gestão e Relações Intercooperativas da Casa Cooperativa, Paulo César Soares, será um dos palestrantes.

Agosto será o mês do 5º Festival Popular da Canção, com as etapas classificatórias nos dias 1º e 2 e a final no dia 23. O evento é uma promoção do Grupo Popular e é realizado por Brentano Projetos e Eventos Culturais, com as parcerias confirmadas de Protepac e Colégio Teutônia e o patrocínio das cooperativas Certel e Sicredi e de American Nutrients.

Neste ano, a grande novidade é a criação da categoria Infantil – seguindo pedidos da comunidade para melhorar a distribuição das faixas etárias, aponta o produtor cultural do evento, Marcelo Brentano.

A Supercopa Popular de Futsaltambém tem novidades. Nesta edição, o foco de 2025 será as categorias Sub-15 e Força Livre masculino. Ainda, ocorre alteração na agenda: será de agosto a novembro, período do ano em que as temperaturas são mais amenas. A proposta é chegar a 12 seleções municipais, sempre com uma rodada por chave em cada uma das cidades participantes, promovendo a descentralização da competição. A realização é de Beti Assessoria Esportiva e Pivi Arbitragem.

Também em novembro ocorre a terceira edição do HappyDelas, dia 18 no Solar Baviera.

Por fim, mais uma edição do Natal do Povo Solidário ocorre em dezembro, com data e locais a definir. O objetivo é manter o caráter beneficente do evento de 2024, que entregou 1,3 tonelada de alimentos e materiais de limpeza e 200 brinquedos a cerca de 2 mil pessoas através de entidades beneficiadas.

Novos e antigos projetos

Entre as novas propostas para 2025 está a primeira edição do Festival Popular Estudantil, voltado exclusivamente para alunos das escolas dos municípios interessados em participar. Em fase embrionária, o projeto deve ocorrer em outubro com o objetivo de impulsionar novos talentos.

Também no segundo semestre será retomado o Escola Popular, projeto em construção com a Secretaria Municipal de Educação de Teutônia. A ideia é que alunos de 8º e 9º anos se aproximem da leitura, desenvolvendo o senso crítico e vivam a experiência de fazer e entregar um jornal. “O objetivo não é apenas formar novos jornalistas e repórteres, mas também, bons profissionais que se comuniquem com clareza”, aponta Lucas Brune.

Outro projeto retomado será a Radar Kids, em outubro, mês alusivo ao Dia da Criança. A revista será construída com a participação dos jovens, através de concurso de desenho.

Ainda com relação às revistas, a Radar tem cinco edições previstas para este ano: março / abril / maio, junho / julho, agosto / setembro, outubro / novembro e dezembro.

Já as revistas Coopop e Momento serão separadas, como no projeto original: a primeira circulará até setembro e a segunda, até o início de dezembro. “As edições ficam disponíveis por 1 ano, sendo distribuídas a públicos diferentes em várias oportunidades”, ressalta Brune.

O diretor de Jornalismo enfatiza ainda a adesão a projetos de terceiros, como a 1ª Feira Estadual de Aquicultura – AquiBom, a ser realizada de 7 a 9 de novembro em Sanga Funda, Bom Retiro do Sul.

Pertencimento

Andreas Hamester, coordenador do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, destacou a atenção que o Grupo Popular tem para com a cultura e o esporte. “Sempre tivemos espaço com vocês”, disse. Citou as parcerias que o Grupo Popular fomenta, como a do Grupo de Danças e da Orquestra Henrique Uebel, que se uniram em 2024 para uma turnê interestadual.

Aline Magalhães Krabbe, da Krabbe Imóveis, ressaltou a felicidade pela parceria com o Grupo Popular. “Além dos movimentos que fazem, contemplando todas as áreas, destaco o papel da Luciana Brune com as mulheres. O Grupo é pioneiro em dar voz às mulheres na região, e o fez em uma época em que as coisas não eram tão simples e as mulheres, não tão ouvidas. Parabéns por entenderem como era importante fortalecer as mulheres e seus negócios”, disse.

O maestro Lucas Grave ressaltou o apoio ao projeto “Pra Sempre Sertanejo” em 2024, e, novamente, na edição “Pra Sempre Rock Gaúcho”, que visa angariar fundos para a construção do Polo de Saúde do Hospital Ouro Branco em maio, no aniversário de Teutônia.

O advogado e empresario Mauro Hauschild parabenizou o Grupo pelo trabalho e pela parceria e apoio na 1ª AquiBom.

O professor e secretário de Educação e Cultura de Fazenda Vilanova, Fabrício Meneghini, registrou “como é gostoso fazer parte desse momento. Nós nos sentimos muito bem e em casa no Grupo Popular, seja pela relação, pois nos tratam super bem, como por estarem sempre de olho nas notícias boas, naquilo que fomenta e divulga nosso trabalho. Uma coisa é estar na sala de aula, outra é estar na vitrine. Passamos a ter sentimento de pertencimento com a Popular”, enalteceu.

Meneghini apontou que o Festival Popular da Canção foi um incentivador para que o Município também dê início a iniciativas do tipo.

O Secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porsche, enfatizou o zelo e cuidado que o Grupo Popular tem em todos seus eventos. “Sempre ficou claro: onde o Grupo assina, os eventos têm que ser bons e bem organizados”, disse.

O vereador de Bom Retiro do Sul, João Pedro Pazuch, citou a satisfação de estar presente no evento e parabenizou o trabalho da empresa. “Bom Retiro do Sul quer ser sempre parceiro. Inclusive já tive a oportunidade de apresentar o trabalho que faço junto ao Legislativo no Grupo”, comentou.

O vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo, falou sobre a amizade constituída com a família Brune desde antes da formação do Grupo. Fez irreverência a Arno von Mühlen, o Famil, como um dos pilares da empresa. “Tenho muito carinho e respeito pela constituição do Grupo e pela forma como foi conduzida todo esse tempo. Como é importante ter uma empresa dessas como parceira. É uma instituição daqui, que divulga o que é nosso. Resultados das eleições ou do futebol no domingo? É na Popular. O sentimento é de pertencimento”, apontou.

Por fim, Luciana Brune ressaltou que o Grupo Popular lança ideias, mas tem, ao longo da história, a característica de estar junto com a comunidade. “Para apoiar, tanto municípios como empresas e entidades. Estamos à disposição para construirmos juntos, pois isso fortalece todos os movimentos, independente da causa”, concluiu.

Sair da versão mobile