Ícone do site Folha Popular

Rota dos Capitéis é inaugurada em Monte Belo do Sul

Integrando municípios do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha, foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira (6/5), em Monte Belo do Sul, a Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé. Imigrante é o único município da região a fazer parte do projeto, enquanto que a Serra soma nove cidades: Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

A rota regional soma mais de 300 quilômetros. O roteiro é desenvolvido desde 2020 pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). O ato solene de lançamento transcorreu na Capela Santo Antônio, na Linha 80 da Leopoldina, com apresentação do site oficial da Rota do Capitéis, no qual podem ser encontradas mais informações desta nova opção em turismo: www.rotadoscapiteis.com.br.

Além do secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, também marcou presença o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. O município de Imigrante esteve representado pelo secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche, e pelo frei do Convento São Boaventura, Blásio Kummer. O ato ainda contou com a presença de autoridades dos demais municípios que integram o projeto.

Além dos capitéis, o projeto contempla igrejas, capelas e grutas com o objetivo de abranger ao máximo a cultura religiosa dos territórios dos municípios participantes. São construções que resistem ao tempo e contam histórias de devoção, trabalho e comunidade. Em Imigrante, são dois capitéis, duas grutas, duas igrejas e a Capela do Convento São Boaventura. “Temos grandes expectativas com esse projeto e nas próximas semanas divulgaremos mais detalhes sobre os pontos de visitação em Imigrante”, revela Porsche.

Mais sobre a Rota dos Capitéis

A Rota dos Capitéis teve o intuito de criar um roteiro turístico e cultural que valorizasse a história da imigração italiana, com enfoque especial na religiosidade. O destino conta com dois roteiros, que podem ser percorridos caminhando, de bicicleta ou com veículo: regional (inaugurada agora) e circular (prevista para inaugurar em dezembro). São 23 grutas, 252 capitéis, 16 igrejas, 175 capelas e duas ermidas.

A Rota Regional, inaugurada nesta semana, contempla 15 trechos para caminhadas, somando 330 quilômetros, e dez trechos para ciclistas, somando 350 quilômetros. Inicia em Bento Gonçalves, na Igreja Santo Antônio, para onde retorna, e atravessa as áreas rurais e urbanas dos dez municípios.

Permitindo um acesso mais seguro e fácil para os visitantes, o roteiro conta com sinalização viária interpretativa, indicativa e de advertência. Além disso, também é prevista a instalação de estações de cicloturismo e caminhada entre os municípios participantes.

Em dezembro deve ser inaugurada a Rota Circular com 64 trechos, o que abrangerá o máximo de território de cada um dos dez municípios, totalizando 2.367 quilômetros. Deste total, 533 quilômetros são de rotas para caminhadas, 772 quilômetros são de rotas para cicloturismo e 1.063 quilômetros são de rotas para veículos.

Sair da versão mobile