A Alaf está eliminada da Taça Farroupilha – Região Central após a derrota no tempo normal e nas penalidades durante o Clássico dos Vales, entre Vale do Taquari e Vale do rio Pardo, contra o Santa Cruz Futsal. Os santacruzenses devolveram o resultado da partida de ida, forçaram pênaltis e superaram os lajeadenses, em partida realizada no sábado (10/5), no Ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz – Arnão, em Santa Cruz do Sul.
O time de Lajeado, que precisava apenas de um empate ou vitória para avançar devido à vantagem conquistada em Lajado (vitória por 5 a 2), começou a partida bem. Logo nos primeiros segundos, a equipe de Lajado criou boas oportunidades, com uma jogada que resultou em duas bolas na trave, primeiro na direita e depois na esquerda, em uma finalização de Barcelar. Apesar do bom início da Alaf, o Santa Cruz foi mais eficiente.
A primeira bola a balançar as redes saiu com gol do goleiro Alemão, do Santa Cruz, em um chute de longe. O gol desestabilizou a Alaf, que logo sofreu o segundo com Duda Belo, que aproveitou de falha da Alaf. O Santa Cruz ainda marcou um terceiro gol no primeiro tempo, com Pepinho.
No segundo tempo, a Alaf voltou com outra atitude. Logo nos primeiros minutos, Pedrinho marcou o primeiro, após assistência de Bruno Quadros. O placar foi para 3 a 1. Porém, os donos da casa marcaram o quarto gol, novamente com Pepinho, para aumentar a vantagem para 4 a 1.
A Alaf não desistiu e Bruno Quadros marcou o segundo gol da equipe em um chute de longe, e diminuiu a diferença para dois gols. A Alaf chegou a utilizar goleiro-linha e criou mais oportunidades, mas o goleiro Alemão teve boa atenção e fechou a meta.
O triunfo da equipe de Santa Cruz fez com o que a disputa pela vaga na decisão fosse para a prorrogação e o tempo extra começou com muita emoção. Os mandantes criaram chances com Duda Belo e Suelo, que exigiram defesas de Bruxel, goleiro da Alaf.
Os lajeadenses também construíram oportunidades, como um chute de Barcelar que saiu pela linha de fundo. Apesar das chances criadas por ambas as equipes, a prorrogação terminou como começou, o que forçou penalidades.
Com até invasão de quadra, a Alaf até começou muito bem, porém Zé Armando perdeu sua cobrança, que parou na defesa de Alemão e deu fim para as chances dos lajeadenses. Com a classificação, o Santa Cruz enfrentará a AAGF, de Agudo, que avançou na outra semifinal.
A Alaf encerrou o campeonato com 13 pontos em 8 partidas. Foram 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Com 21 gols marcados e 2 sofridos. O foco da Alaf agora volta para a preparação para a Série B do Campeonato Gaúcho de Futsal 2025.