Ícone do site Folha Popular

Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia recebe 17 novos integrantes

Evento no auditório do Sicredi marcou estreia dos jovens - Crédito: CT / Divulgação

O Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia realizou, na noite de domingo (11/5), um concerto em homenagem às mães. O evento ocorreu no auditório da Sicredi Ouro Branco, em Languiru, e marcou a estreia de 17 novos instrumentistas no palco. Esta é uma das características do grupo, uma rotatividade necessária, saudável e, também, desafiadora. A faixa etária dos instrumentistas vai de 9 a 17 anos.

O maestro Lucas Eduardo Grave destaca que a rotatividade dos integrantes é um aspecto natural e saudável no contexto de um conjunto instrumental escolar. Ela representa um desafio constante, especialmente pela saída anual de instrumentistas que concluem o ensino médio. No entanto, esse movimento também traz uma renovação importante: “a chegada de novos alunos gera oportunidades de aprendizado, integração e crescimento coletivo”, aponta.

O maestro afirma que o maior desafio é manter a continuidade do trabalho musical com qualidade, mesmo diante das mudanças no grupo. Por outro lado, a principal vantagem é o dinamismo que esse processo proporciona, estimulando um ambiente de constante formação, adaptação e desenvolvimento musical.

“A performance do grupo foi maravilhosa. Tratando-se de um grupo com 17 novos integrantes e apenas 2 meses de ensaio, foi excelente”, destaca o maestro, informação ratificada pelo público presente, que aplaudiu os estudantes de pé ao fim da noite.

Esta diversidade de idades também é um diferencial. Ao mesmo tempo em que há integrantes com mais de 10 anos de experiência, chegam os novos. “Isso faz com que os estudantes mais experientes auxiliem os novos e torna o processo muito prazeroso”, complementa.
Lucas destaca também que este ano o conjunto terá um novo instrumento na orquestra. É o tenor horn, um instrumento com forte característica da música alemã. “Pode se comparar ao trombone de vara”, explica. O mesmo foi apresentado ao público durante o concerto.

Uma noite recheada de emoção

Na abertura do concerto, a diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, deixou uma mensagem às mães e agradeceu ao público, que lotou o espaço. Além da emoção das mães, todas homenageadas com o evento, teve o ingrediente especial das famílias que acompanharam a primeira apresentação oficial de seus filhos.

A primeira etapa do concerto contemplou algumas canções do Especial Roupa Nova, foco do trabalho em 2024. Após, os novos integrantes foram apresentados ao público com seus instrumentais e participaram da segunda etapa da noite.

Despedida com orgulho

Yasmin Dahmer Sanders esteve entre os estudantes convidados para o Concerto Dia das Mães. A jovem se despediu da escola no ano passado e já frequenta o ensino superior. Junto com outros quatro colegas, aceitou o convite de estar no concerto por ter participado do Especial Roupa Nova.

Orgulhosa, recorda da sua trajetória no grupo, onde começou com 11 anos, sabendo apenas o básico. “Foi bem desafiador, pois o grupo sempre foi excelente e contava com instrumentistas muito bons. Então eu tive que me esforçar para chegar ao nível deles e conseguir acompanhar. Com o tempo, aprendi a me divertir ainda mais com aquilo, me desafiando sempre a conseguir tocar as músicas mais difíceis, o que serviu como uma válvula de escape para tanta correria do dia a dia, as provas do colégio, trabalhos e estudos”, compartilha.

Com apenas 12 anos, teve a oportunidade de participar da primeira turnê, um divisor de águas em sua trajetória no conjunto. “Como o repertório de turnê tende a ser um pouco mais complexo do que o normal, tive que estudar muito as músicas, melodias e arranjos para conseguir acompanhar o grupo e, por isso, ao voltar da viagem, as músicas do repertório tradicional tinham se tornado fáceis, o que antes parecia impossível”, recorda.

Yasmin destaca que tocar no Conjunto Instrumental do CT foi um privilégio. “Fazer parte da história desse grupo e estar junto nas fotos oficiais de duas das quatro turnês pela Europa me faz sentir orgulho e gratidão a todos os envolvidos nesse projeto lindo. Só tenho a agradecer por tudo que a música me proporcionou: viagens, amigos, contatos no exterior. Sinto saudades toda a semana dos encontros, das brincadeiras do grupo, das viagens, da sensação de ensaiar uma música nova. Espero tocar novamente com o grupo algum dia”, finalizou a estudante.

O papel da música na formação

A diretora Fabiane observa que a música tem um papel fundamental na formação integral dos estudantes. Explica que, no Colégio Teutônia, o Conjunto Instrumental representa mais do que uma atividade extracurricular; é um espaço de desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, além de promover a convivência, o comprometimento e o espírito de grupo.

Como mãe de instrumentista, destaca que tocar um instrumento musical requer disciplina, concentração e coordenação. Como diretora, ressalta que essas habilidades são desenvolvidas e aprimoradas no dia a dia dos ensaios e nas apresentações frequentes que o conjunto realiza, dentro e fora da escola. “A música também é uma poderosa forma de expressão corporal e emocional, permitindo que os estudantes se comuniquem além das palavras”, complementa.

Além disso, o Conjunto Instrumental participa de eventos da Rede Sinodal de Educação, nos quais os estudantes permanecem por alguns dias em contato com outros jovens e culturas. Essa vivência amplia horizontes, fortalece o senso de responsabilidade, promove a organização pessoal e contribui significativamente para a autoconfiança dos alunos.

Sobre a entrada e saída de estudantes, destaca que é um movimento saudável, pois oportuniza aos novos membros a chance de aprender continuamente e desafia os que já fazem parte a desenvolverem resiliência e empatia. Afinal, todos um dia foram iniciantes nesse contexto. “Essa troca constante gera um ciclo de aprendizados mútuos que fortalece o grupo como um todo”, finaliza Fabiane.

Projetos do ano

Para 2025, o Conjunto Instrumental já tem agendadas as participações nos eventos da Rede Sinodal de Educação. O Encore Regional, em julho, na cidade de Estrela, e o Encore Nacional, em agosto, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. “Além destes, estamos programando nosso novo show para estreia em outubro”, antecipa Lucas.

Sair da versão mobile