Ícone do site Folha Popular

Confirmado caso de gripe aviária em granja de reprodução em Montenegro

Créditos: Reprodução Internet

O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), atendeu uma suspeita de síndrome respiratória e neurológica em aves de uma granja de reprodução localizada no município de Montenegro. Amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP), que confirmou, nesta sexta-feira (16/5), a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1).

Com a confirmação, o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) iniciou imediatamente as ações previstas no Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária, incluindo o isolamento da área afetada e a eliminação das aves remanescentes, medida necessária para iniciar o protocolo de saneamento da propriedade.

Também será realizada uma investigação epidemiológica em um raio de 10 quilômetros ao redor da granja para identificar possíveis vínculos com outras propriedades. A Seapi informa ainda que está em andamento a análise de amostras referentes à morte de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, atualmente fechado para visitação. O resultado do sequenciamento genético dessas amostras está sendo aguardado.

Toda suspeita da doença deve ser imediatamente comunicada à Secretaria da Agricultura, por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Segurança no consumo de carne de frango e ovos

O SVO-RS reforça que não há risco no consumo de carne de aves ou ovos, tanto os armazenados em casa quanto os adquiridos em pontos de venda. A Influenza Aviária não é transmitida por meio do consumo desses alimentos. Portanto, não há necessidade de restrições por parte da população.

Sair da versão mobile