Ícone do site Folha Popular

Programa “De Olho no Óleo” arrecada 600 litros em escolas municipais de Teutônia

A destinação correta do óleo de cozinha usado já é uma realidade em Teutônia, graças ao programa “De Olho no Óleo”, desenvolvido pelo Rotary Club em parceria com a empresa Be8 – Energia Renovável, de Passo Fundo. Em menos de 30 dias, a iniciativa arrecadou cerca de 600 litros de óleo em sete escolas municipais que participaram do projeto-piloto.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Rotary Club de Teutônia, Eduardo Nicolau Haas, detalhou o funcionamento do programa em entrevista à Rádio Popular. Ele explicou que a Be8 – Energia Renovável, produtora de biodiesel, firmou uma parceria com o distrito 4700 do Rotary, que reúne 62 clubes, para estruturar o recolhimento e reaproveitamento do óleo de cozinha usado.

Eduardo Nicolau Haas comentou: “O objetivo é dar a destinação correta para o óleo. Cada litro de óleo pode contaminar cerca de mil litros de água. Muitas vezes esse resíduo acaba indo pelo ralo.”

Escolas como pontos de coleta

A comunidade pode contribuir entregando o óleo usado diretamente nas escolas municipais de Teutônia, que recebem o material em qualquer dia da semana. A orientação é armazenar o óleo em garrafas PET ou bombonas plásticas, que são acondicionadas pelas escolas até o recolhimento feito pelo Rotary em parceria com a empresa.

Ele explicou: “A logística funciona da seguinte forma: as famílias entregam o óleo na escola, e quando reunimos uma quantidade significativa, a empresa vem até Teutônia buscar.” O Rotary também está em contato com escolas estaduais e particulares para ampliar a iniciativa.

O projeto, segundo Nicolau, é permanente e a expectativa é que o volume de arrecadação aumente à medida que mais pessoas se conscientizarem.

Outras ações do Rotary Club Teutônia

Além do “De Olho no Óleo”, Nicolau mencionou outras ações da entidade:

Novidade no campo ambiental

Nicolau também adiantou que o Rotary Club está desenvolvendo um novo projeto ambiental voltado para a preservação da água. A iniciativa deve envolver outras entidades do município e pode ser lançada ainda este ano, durante a Semana do Meio Ambiente.

Ele explicou: “Estamos estudando se vamos trabalhar com nascentes, arroios ou outro formato. É algo maior e permanente”.

Confira a entrevista na íntegra:

Sair da versão mobile