Foi anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), na quinta-feira (15/5), a liberação da vacinação contra a Influenza (gripe) para a população em geral, acima dos 6 meses de idade. Entretanto, a recomendação segue para que integrantes dos grupos prioritários façam a vacina e sejam priorizados no momento da imunização.
No Rio Grande do Sul, até esta quinta-feira (15/5), mais de 1,4 milhão de pessoas se vacinaram contra a gripe neste ano. Isso representa uma cobertura de apenas 28,5% entre os grupos das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos de idade ou mais e gestantes. A meta da estratégia é alcançar 90% de cobertura dos públicos prioritários.
Na Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol), nem 50% das pessoas que integram o público-alvo inicial buscaram a vacinação em algumas cidades. Neste sentido, os municípios seguem mobilizados e receberam reforço nos estoques de vacinas.
Em todo o Estado, pessoas podem buscar a vacinação junto às Unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação da Caderneta de Vacinação, documento com foto e cartão do SUS. A imunização contra a gripe não necessita de agendamento.
Imigrante
No município de Imigrante, 413 pessoas que integram os grupos prioritários buscaram a imunização contra a gripe. Este número corresponde a 29,91% do total de munícipes que fazem parte dos grupos. Neste sábado (17/5), o Município realiza o “Dia D” de Multivacinação, incluindo a imunização contra a gripe. A vacinação será ofertada das 7h30 às 11h15 no Centro de Saúde da Família.
Paverama
Em Paverama, 1.057 pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas. O dado foi atualizado na quinta-feira e corresponde a 28,34% do público-alvo. Para mobilizar a comunidade, a Secretaria de Saúde promoveu ações em escolas, comunidades, sociedades, grupo de idosos, grupo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Comunidade Evangélica e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Poço das Antas
Poço das Antas alcançou a marca de 46% dos grupos prioritários vacinada. Isso corresponde a 420 pessoas imunizadas, de um total de 908. Agora, com a liberação da vacinação para a população em geral, munícipes podem buscar a vacinação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, no Posto de Saúde.
Teutônia
Em Teutônia, 9.349 pessoas integram os grupos prioritários de vacinação. Destes, 3.658 foram imunizados, o que corresponde a 27,94%. Para a imunização, basta se dirigir aos Postos de Saúde e Salas de Vacinação do Município. É necessário apresentar Caderneta de Vacinação (se tiver), documento com foto e cartão do SUS.
Westfália
No município de Westfália, 38,6% do público-alvo previsto foi imunizado. Foram 320 idosos (45,6%), 49 crianças (21,12%) e três gestantes. Munícipes que queiram se vacinar podem procurar a Unidade Básica de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.