Alunos do Colégio Scalabriniano São José (ESI), de Roca Sales, ganharam destaque ao garantirem o primeiro lugar em três modalidades na Liga Madre Assunta 2025, realizada entre sete escolas da rede ESI do Rio Grande do Sul. A equipe foi campeã no futsal masculino, voleibol feminino e no xadrez, competindo contra outras seis instituições em seis diferentes modalidades.
A conquista é resultado de um trabalho coletivo que envolve professores, coordenação e direção da escola. Segundo o professor Cleber Coser, responsável pelas equipes de vôlei, o desempenho dos alunos reflete o comprometimento com os treinos e a valorização do esporte no ambiente escolar.
“Fomos para a disputa com o objetivo de competir e trazer resultados positivos. Treinamos e nos dedicamos muito. A escola funciona como uma família, e o apoio da comunidade foi fundamental. A recepção após as vitórias foi muito calorosa e fez com que valorizássemos ainda mais a conquista”, afirma.
As vitórias na disputa regional garantiram vaga na fase nacional da competição, que será realizada em outubro, em Cascavel, no Paraná. Os treinamentos para a nova etapa já são planejados, com atividades fora do turno escolar e aproveitamento máximo das aulas de educação física. Todos os custos da viagem serão cobertos totalmente pela própria escola, sem apoio externo de projetos públicos ou patrocinadores privados.
Além das conquistas esportivas, o colégio também se destaca na formação intelectual dos alunos. Os enxadristas da instituição são considerados destaques da região. Com apenas 13 e 15 anos, três estudantes se tornaram referência na escola e fora dela, com vitórias sobre equipes de São Paulo e uma grande rotina e histórico de treinamentos diários. “São meninos que jogam nos intervalos, realmente vivem o xadrez. É impressionante o nível que atingiram em pouco tempo”, destaca o coordenador de Esportes de Roca Sales e também professor, Jean Johans, que acompanha o desenvolvimento dos alunos.
O colégio ainda deve disputar os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), com equipes de voleibol e outras modalidades. Para Cleber, a experiência esportiva vai muito além das medalhas e se caracteriza pelas mudanças. “O esporte transforma. Mesmo os alunos que não têm características físicas ideais para determinada posição encontram espaço, pois trabalhamos o lado emocional e psicológico. O importante é ter vontade e determinação. Quem quer chegar longe, sempre alcança. Basta querer”, destaca.
Coser considera que, com os resultados, o Colégio São José reafirma a importância do esporte como ferramenta de educação, inclusão e desenvolvimento humano. “Em um cenário onde a atenção dos jovens é cada vez mais disputada pelas redes sociais e tecnologia, a dedicação dos alunos ao esporte, e também ao xadrez, se destaca como um exemplo de disciplina, talento e superação”, ressalta.
Veja a entrevista: