O Estado decretou emergência em saúde na segunda-feira (19/5) devido à crescente nos casos de Crise Respiratória Aguda Grave (SRAG), sobrecarregando os serviços de emergência. O Rio Grande do Sul registrou 4.099 hospitalizações pela síndrome até o início dessa semana. Essas internações foram causadas por infecções como influenza (gripe), covid-19 e vírus sincicial respiratório (VSR), entre outros.
Do total de casos, 305 evoluíram para óbito – das quais 10 foram de crianças menores de 5 anos. Uma das mortes foi registrada em Teutônia, uma paciente idosa. Até o momento, a cidade tem 39 hospitalizações, sendo que nove utilizaram leitos de UTI.
Crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60 são os mais vulneráveis a complicações, tendo em vista que a gripe pode evoluir para pneumonia e insuficiência respiratória.
“A população precisa entender de que a vacina da gripe existe há muitos anos, sendo uma prevenção ao vírus da influenza, que é muito forte. Estamos fazendo vários atos, com postos abertos até mais tarde. No entanto, apenas 30% da população está imunizada, quando o indicado pelo Ministério da Saúde para o nosso município é 90%”, ressaltam Natanael Anastácio, secretário adjunto da Secretaria de Saúde de Teutônia, e Engel Wolkmer, coordenadora dos postos de saúde.
Eles ressaltam que a infeção aguda das vias aéreas é o segundo sintoma que mais tem demanda nos postos de saúde do município, atrás apenas das consultas e exames de rotina. Em abril, foram registrados menos de mil casos por problemas respiratórios nos postos. “Porém, nos primeiros 20 dias de maio, percebemos aumento de mais de 15% em relação a abril”, cita Engel. “Não precisamos de dados; é visível a quantidade de pessoas que chegam tossindo, com coriza e outros sintomas”, contribui Natanael.
Estratégias
Tendo em vista a baixa procura pela vacina da influenza, a Saúde do município analisa novas estratégias para conscientizar as pessoas a se imunizarem, como deslocar equipes para pontos específicos.
“Os postos de saúde seguem abertos até as 19h três vezes por semana, e toda vez que o Ônibus da Saúde sai para o interior, leva a vacina junto. Mesmo assim, a procura continua baixa”, reforça Engel.
Mitos
A Saúde esclarece duas informações que circulam entre as pessoas. A vacina da covid não está integrada ao imunizante da influenza. Esta dose contém apenas os três principais vírus da gripe – inativados – mais frequentes no estado.
O segundo ponto é que a vacina não causa quadros gripais. “O importante é não estar com sintomas quando for se imunizar, como dor de cabeça e coriza. Porque se a pessoa estiver apresentando um dos três vírus contidos na vacina, pode ter os sintomas aflorados”, aponta Engel.
O objetivo da vacinação contra a gripe é provocar o funcionamento do sistema imunológico do corpo. Além de proteger contra a infecção, a imunização contribui para a redução de complicações, internações e óbitos decorrentes das infecções respiratórias.
Postos de saúde abertos até as 19h
Segundas-feiras: ESF 2 (Loteamento 8) e UBS Languiru
Terças-feiras: UBS Boa Vista e UBS Teutônia
Quintas-feiras: CAS (Canabarro) e UBS Alesgut