Em torno de 40 núcleos de mulheres de diferentes cidades do estado participaram do Encontro de Coordenadoras e Nucleadas promovido pelo Conselho Estadual de Mulheres da Federasul. O evento ocorreu nessa quinta-feira (22/5) no salão nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre. Coordenado pela presidente do Conselho, Simone Leite, o evento contou com 240 inscritas.
Núcleos do Vale do Taquari estiveram representados, em busca de inspiração e networking. O Núcleo de Mulheres da CIC Teutônia esteve entre os seis cases apresentados, com o intuito de compartilhar experiências realizadas pelos grupos e que possam ser multiplicadas. Maiquéli Josefiaki, coordenadora do Núcleo, e Luciana Brune, integrante do grupo de coordenação, apresentaram o evento Rodada de Negócios, realizado em outubro de 2024, ainda no primeiro ano de atividades do grupo. A proposta terá nova edição em junho. Acompanhadas de nucleadas que representaram as 50 associadas e da vice-presidente da CIC, Carol Immich, detalharam como foi realizada a ação e quais os resultados percebidos.
Maiquéli enfatizou a oportunidade estendida a 100 mulheres, que visou fomentar negócios e estimular a interação entre empresárias. Luciana detalhou a preparação realizada com as mulheres para que se entendam como donas de seu negócio e estejam preparadas a falar das soluções que oferecem, de forma clara e estratégica.
Além de contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada empreendedora, o evento propiciou networking e novas parcerias, bem como ampliou a divulgação do trabalho realizado pelo Núcleo. Mensalmente são realizadas reuniões numa quarta pela manhã, com palestras, rodas de conversa, apresentação de negócios e oportunidades de interação.
Também foram apresentados os cases da Microempa, de Caxias do Sul, do Núcleo de empreendedoras do Vale do Caí, da ACI Montenegro, da ACIO Mulher, de Osório, e do Núcleo Feminino de Empreendedorismo de Canoas.
Programação com diferentes momentos
Com a palestra “Mulheres de força: Coragem, inspiração e transformação no RS”, Simone Leite falou com emoção sobre o avanço das mulheres em espaços antes exclusivamente masculinos, como o associativismo. Destacou que, há pouco tempo, as mulheres não eram bem-vindas nesses ambientes e hoje estão ocupando seu espaço com protagonismo.
Simone ressaltou a importância de as coordenadoras de núcleos perceberem o papel transformador que elas exercem e que o encontro busca impactar profundamente a vida das mulheres, suas famílias e comunidades. Explicou que o projeto do Conselho de Mulheres nasceu da necessidade do empoderamento feminino e tem sido inspirador. “Estamos plantando as sementes de transformação que vão florescer em outras trajetórias femininas”, disse.
A força feminina nos negócios foi enfatizada por Soraia Schutel, que apresentou a palestra “A essência feminina: Sensibilidade, carisma e o poder de ressignificar a vida”, trazendo uma reflexão sobre o jeito feminino de empreender. Ressaltou que o mundo dos negócios ainda carece da energia feminina, que valoriza emoções, intenções e beleza nas relações e na gestão. Para ela, é preciso uma reconstrução mais equilibrada, que una e harmonize as forças masculinas e femininas, criando um ambiente de trabalho mais justo, sensível e inclusivo.
Para exemplificar a força do empreendedorismo feminino, a empresária Nilva Bellenzier falou sobre os desafios para transpor as dificuldades. Ela fundou uma escola para crianças especiais em Frederico Westphalen e relatou a história do seu negócio de vendas de pneus. Ela conseguiu comprar um imóvel e expandir o negócio para outros municípios. Em 2004, a Bellenzier Pneus chegou em Porto Alegre. “O associativismo abre portas. Oferece o network que a gente precisa”, disse.
No evento foi apresentado o MBA “Autogestão e liderança feminina: A arte de fazer negócios”, iniciativa que vem para fortalecer o programa de formação de mulheres empreendedoras no Rio Grande do Sul, com uma pós-graduação certificada pela Fadisma, em parceria com a Sonata Brasil e a Federasul, com conteúdo on-line e encontros presenciais.