O governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta terça-feira (10/6), o terceiro volume da série Cadernos RS no Censo 2022, com foco na educação. Produzido pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o material apresenta dados do IBGE sobre alfabetização, frequência escolar, nível de instrução e média de anos de estudo no Estado.
Entre os destaques do levantamento está o município de Westfália, que registrou apenas 1,1% de analfabetismo na população com 15 anos ou mais, o menor índice do Rio Grande do Sul, ao lado de Bom Princípio (1,3%). Em contraste, municípios como Lagoão (16,4%), Tunas (15,0%) e Gramado dos Loureiros (13,3%) apresentaram os maiores percentuais.
O caderno também informa que 98% das crianças entre 6 e 14 anos estavam na escola em 2022, indicando a universalização do ensino fundamental. A frequência escolar foi de 85,9% entre adolescentes de 15 a 17 anos, e de 39,4% para crianças de 0 a 3 anos.
A publicação traz ainda análises por faixa etária, sexo, raça/cor, Coredes e municípios, evidenciando desigualdades no acesso ao ensino superior e na escolaridade da população adulta.