Ícone do site Folha Popular

Pix Automático começa a funcionar nesta segunda

Crédito: Divulgação

A partir desta segunda-feira (16/6), entra em operação o Pix Automático, nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), que permite o débito automático de valores recorrentes da conta do usuário, mediante uma única autorização prévia.

Inicialmente disponível para clientes do Banco do Brasil desde o fim de maio, o serviço passa agora a ser oferecido por outras instituições financeiras. O Pix Automático é voltado para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como recebedores, incluindo microempreendedores individuais (MEIs).

Como vai funcionar

O processo de adesão é iniciado pela empresa, que envia uma solicitação de autorização ao cliente. A partir daí, o consumidor acessa o aplicativo da sua instituição financeira, verifica os termos, e define as condições da cobrança: valor fixo ou variável, limite máximo por transação, frequência e data de início. Uma vez autorizada, a cobrança passa a ser realizada automaticamente, com a vantagem de funcionar 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

O usuário pode, a qualquer momento, cancelar a autorização ou alterar os parâmetros da cobrança.

O que pode ser pago com Pix Automático?

Entre os serviços que poderão ser cobrados com a nova funcionalidade estão:

Segurança e prevenção de fraudes

O Banco Central também estabeleceu regras rigorosas para minimizar riscos de golpes, como o envio de propostas falsas por empresas inexistentes ou recém-criadas. Apenas empresas com mais de seis meses de atividade poderão aderir ao Pix Automático. Além disso, bancos e instituições de pagamento devem verificar:

Como aderir

As autorizações para uso do Pix Automático podem ser feitas via aplicativo bancário, site da instituição financeira ou atendimento presencial, conforme disponibilidade de cada banco.

Sair da versão mobile