Ícone do site Folha Popular

CTG Rincão das Coxilhas espera mais de 3 mil pessoas para Rodeio Artístico Regional

Fim de semana será repleto de cultura e tradicionalismo no Bairro Languiru; última edição em Teutônia foi em 2023 / Crédito: Paloma Griesang - Arquivo FP

O CTG Rincão das Coxilhas promove o 3º Rodeio Artístico Regional neste fim de semana. O evento engloba praticamente todas as entidades da região e todas as modalidades artísticas, como dança de salão, declamação, trova e violão, entre outras. Este é o 34º Rodeio Regional, mas o 3º sediado pelo CTG Rincão das Coxilhas (2005 e 2023).

Mais de 60 CTGs de diversas regiões devem estar presentes. Mas, como são modalidades pré-classificatórias para um inter-regional, somente as entidades da 24ª Região Tradicionalista podem se classificar.

O rodeio retorna após uma parada em 2024 em virtude das enchentes. “No ano passado, não pode ser realizado e, nesse ano, o CTG novamente foi lembrado pelo espaço e pela estrutura à disposição. E trazer essa magnitude para nós é mostrar a força do tradicionalismo dentro de uma cidade e de uma região, contemplando a visita de todas essas entidades”, explica o patrão do CTG Rincão das Coxilhas, Joseano Nichele.

Mesmo com as adversidades climáticas dessa semana, a melhora no tempo levou à confirmação do evento. Joseano estima a circulação de 3 a 3,5 mil pessoas durante os dois dias de evento no CTG e na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL).

As apresentações serão divididas entre os dois locais e quatro palcos. O palco 1 será na APDL. O boliche será o palco 2. O CTG receberá as apresentações no palco 3 e o palco 4 será no galpão pequeno. A abertura oficial ocorre no palco 3, às 18h30 de hoje.

O valor do ingresso é de R$ 12 para um dia e R$ 20 para os dois dias. O ingresso garante circulação livre por toda a estrutura.

A comunidade é convidada a prestigiar o evento, que contará com praça de alimentação e seguranças. O convite é para que todos compareçam e conheçam o trabalho do tradicionalismo.

Representatividade

O campo artístico tem ganhado força na região. O CTG Porteira dos Pampas, por exemplo, retoma suas atividades artísticas. Segundo o vice-patrão Fernando Mariga, a dança tem grande relevância na entidade, mas não é tudo. “Desde que nós assumimos ali, só se fala em dança. Mas o CTG não é só dança, também tem declamação e vamos ter representantes no canto. Somos a Capital do Canto Coral, mas trabalhamos muito para conseguir convencer pessoas a participarem”, destaca.

Nesta edição, Teutônia terá representantes na declamação, nas danças tradicionais, quatro representantes no canto individual, um no violino e um na gaita de boca.

“Nós movimentamos a parte artística para que esses jovens e adultos possam conhecer e para que consigamos despertar a curiosidade das pessoas em ver o que é e o quanto é bom e gratificante, principalmente os pais, incluírem um filho dentro de um CTG”, ressalta Fernando.

Sair da versão mobile