A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu a segunda edição do ano do Papos de Bar na noite de terça-feira (1º/7). Realizado na Bem Cervejaria, o encontro reuniu mais de 70 pessoas e teve como convidado o conselheiro de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e conselheiro consultivo do Grupo Medical San, Fernando Röhsig.
Na conversa, Röhsig abordou suas vivências em missões técnicas por polos de inovação como Vale do Silício, Israel, Inglaterra e China. “O que temos visto fora do país é que inovação não está ligada somente à tecnologia, mas sim, a uma cultura que se transforma”, destacou. Segundo ele, é possível adaptar aprendizados internacionais à realidade das empresas brasileiras, desde que haja clareza sobre os papéis de cada nível dentro da organização.
Para ilustrar, Röhsig apresentou um modelo em triângulo que separa claramente governança e gestão. “Existe uma diferença crucial entre a inovação transformacional, que é decisão do proprietário, e a inovação incremental, que cabe à gestão executar”, explicou. O palestrante alertou para o risco de confundir esses papéis, especialmente em startups nas quais o dono também é o gestor.
Segundo ele, decisões transformacionais, como entrar em um novo mercado ou mudar o modelo de negócio, são estratégicas e impactam a sustentabilidade do negócio. Por isso, podem levar até 7 anos para se consolidar. Já ações incrementais, como redução de custos ou aumento pontual de receita, cabem à gestão no curto prazo, desde que alinhadas com a propriedade.
“Vemos em empresas maiores justamente a dificuldade de comunicação entre quem representa a propriedade e quem está na operação. O papel do CEO, do diretor ou do gerente é ser essa ponte”, ressaltou. Para Röhsig, a transformação precisa gerar prosperidade e resultado, não apenas financeiro, mas também em conhecimento e impacto coletivo.
Após a apresentação, a vice-presidente de Desenvolvimento Executivo da Acil, Betina Durayski, e o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da entidade, Rafael Zanatta, destacaram a relevância da iniciativa. Segundo os dirigentes, um dos objetivos da Acil é de inspirar os empreendedores da região a apostarem na inovação.
Startup Weekend Lajeado
Antes da palestra, líderes do Taquari Valley apresentaram detalhes do Startup Weekend Lajeado 2025 (SWL). O evento ocorre nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Ceat e consiste em 3 dias de imersão, nos quais os participantes vivenciam todas as etapas da criação de uma startup, desde a concepção da ideia até a apresentação final, com o apoio de mentores experientes e especialistas do ecossistema empreendedor.
Uma das coordenadoras do evento, Victória Anschau, afirma que o SWL representa a oportunidade de desenvolver habilidades, formar conexões relevantes e mergulhar no universo das startups. O ingresso inclui alimentação completa ao longo do fim de semana, com cafés, almoços, jantares e coffee breaks, garantindo conforto para que os participantes foquem no aprendizado.