Ícone do site Folha Popular

Poetas são reconhecidos com medalha de mérito cultural

Crédito: Divulgação

Vera Fontana e Juliano Schwarz, poetas que participam do espaço Gente que Escreve da Folha Popular, foram reconhecidos com a medalha de Mérito Cultural Poético do 2º Concurso Literário da Casa do Poeta Latino-Americano (Capolat). A cerimônia de reconhecimento ocorreu na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, no dia 18 de julho.

A advogada Vera Fontana foi reconhecida com a poesia “A escolha do chapéu”. Ela destaca que, desde criança, gostava de brincar com as palavras, procurando rimas e novas interpretações, mas nunca imaginou que poderia ser reconhecida publicamente e, muito menos, por um júri tão seleto. “Fiquei muito feliz e motivada a continuar poetizando”, destaca.

Vera afirma que as leituras estimularam muito a sua continuidade na escrita e inspiração para novos textos. Quando foi estudar no 2º Grau, assim denominado na época, este era dividido entre Clássico, voltado a letras, filosofia, nas Humanas, e o Científico, voltado às Exatas. Nesta fase, no Clássico, lia muito, tanto livros quanto jornais, fazendo resenhas das principais matérias. “Isso nos obrigava a ler um livro e três jornais por semana”, recorda.

Foi nesta época que conheceu a poesia de Fernando Pessoa e passou a explorar o seu potencial poético. “Gostava muito das poesias dele, e mais ainda dos seus heterônimos, onde ele podia expressar em cada um deles um sentimento, muitos dos quais, inclusive, opostos. Ou seja, quando ele estava feliz, otimistas, e quando estava triste, pessimistas”, diz.

Ela destaca que a poesia “A escolha do chapéu” reflete muito bem a sua primeira fase, ainda criança, na qual gostava de dar diversos sentidos à mesma palavra, neste caso, à palavra chapéu.

Reflexões necessárias sobre a leitura

Já o escritor Juliano Schwarz foi premiado com a poesia “Leitura Rasa”, texto que, com versos poéticos, faz pensar e refletir o contexto da leitura. “A leitura não deixa de ser um sol brilhante. Ela transforma as pessoas e o mundo”, destaca o poeta.

Por questões profissionais, Juliano não conseguiu estar presente no evento, mas receberá a medalha em outro momento. Destaca que foi uma honra ser reconhecido com medalha de mérito em um concurso de alta relevância literária, que atravessa as fronteiras do Brasil. “Muito me orgulha e serve de incentivo para novos escritores e poetas participarem. Foi mais um sonho realizado, ter os meus versos laureados neste concurso”, finaliza.

Vera Fontana recebeu a medalha em Porto Alegre; Juliano será agraciado em outro momento

Sair da versão mobile