Ícone do site Folha Popular

Trilha do Carvão reúne mais de 4 mil trilheiros em Brochier

Clima chuvoso colaborou com a intensidade das provas - Crédito: GB Agência de Comunicação / Divulgação

Brochier viveu uma verdadeira invasão de motos, barro, música, adrenalina e emoção durante o a sexta, sábado e domingo (1º, 2 e 3/8). A 9ª edição da Trilha do Carvão, maior encontro de trilheiros do Brasil, reuniu 4.198 participantes inscritos, número que praticamente triplicou a população da cidade ao longo dos três dias de programação, a estimativa é de que mais de 15 mil pessoas circularam pelo Parque Municipal de Eventos.

“Estamos em êxtase. Batemos nosso recorde histórico e ainda não acreditamos nos números atingidos”, afirma um dos organizadores e integrante do Jeep Motoclube Doguinhos – entidade promotora da Trilha do Carvão -, Matheus Neis.

Criada em 2016, a Trilha do Carvão nasceu como uma iniciativa de um pequeno grupo de trilheiros do município. Desde então, evoluiu para um evento de proporções nacionais. O recorde anterior era de 3 mil inscritos, alcançado em 2019, antes da pandemia. Após a suspensão em 2024 devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a edição de 2025 retornou com força total.

“Começamos como um bando de loucos e hoje somos uma associação respeitada. Temos ações sociais, movimentamos a economia e orgulhamos a cidade”, destaca Matheus.

Três trilhas, um só espírito

O evento foi dividido em três atividades principais. No sábado pela manhã, a Trilha do Carvão sediou uma etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade, com 101 pilotos inscritos. Ainda no sábado, à tarde, foi realizada a Trilha da Moinha, versão infantil do evento, que reuniu 305 pequenas e pequenos trilheiros, com percursos leves e adaptados.

Já o grande momento foi no domingo, com a trilha principal de 80 quilômetros de percurso que atravessou carvoarias, propriedades rurais e estradas vicinais. O trajeto foi dividido entre os percursos “galo”, mais desafiador, e “pinto”, considerado mais leve – uma brincadeira tradicional entre os participantes.

A manhã do domingo começou com chuva, cenário que animou os trilheiros e elevou o nível de dificuldade da prova. “Eles estavam como crianças no barro. A chuva diminui a velocidade, aumenta a adrenalina e, inclusive, ajuda na segurança do evento”, explica.

Apesar do piso escorregadio e dos trechos acidentados, não houve registros de acidentes graves, apenas algumas fraturas, comuns em provas desse porte. A equipe organizadora foi formada por mais de 130 voluntários que trabalharam diretamente na trilha, além do suporte da prefeitura, com infraestrutura e atendimentos de saúde.

Economia e cultura

A movimentação na cidade foi intensa. Mais de 70 casas foram alugadas por visitantes, além de acampamentos que esgotaram os espaços com semanas de antecedência. Estabelecimentos comerciais, postos de combustíveis, bares, mercados e prestadores de serviços relataram aumento expressivo nas vendas.

“A cidade literalmente se transforma. Quem tinha um quiosque, um galpão ou até um terreno baldio abrigou os visitantes. O retorno econômico é surpreendente”, diz. Além disso, o evento valoriza a principal atividade econômica de Brochier: a produção de carvão vegetal, que inspirou o nome da trilha.

Prêmios e atrações

Outro atrativo do evento foi a premiação recorde. Em parceria com a MXF, fabricante de motos, foram sorteadas sete motocicletas zero quilômetro, além de prêmios em dinheiro. Os ganhadores vieram de diversas cidades gaúchas e até de outros estados. No total, mais de R$ 180 mil foram distribuídos.

A festa também teve shows gratuitos com bandas de renome, estrutura de alimentação, bebidas e muita confraternização. Só no sábado à noite, foram consumidos cerca de 5 mil litros de chope.

Apesar do cansaço pós-evento, Neis aponta que o sentimento é de orgulho e dever cumprido. A 9ª Trilha do Carvão ainda está sendo desmontada, com recuperação de estradas e limpeza da cidade, mas os olhos já se voltam para 2026, quando será celebrada a 10ª edição, marco simbólico do evento.

Ainda sem data definida, a organização planeja uma confraternização interna neste sábado (8/8) para agradecer aos associados, voluntários e produtores rurais que abriram suas propriedades. “Sem o produtor, a trilha não existe. Eles são parte essencial do sucesso do evento”, enaltece.

O evento une esporte, cultura e turismo. Com isso, se consolida como o maior evento de trilheiros em território nacional. Em Brochier, o ronco dos motores e o cheiro de carvão agora também trazem o clima do sucesso e festa da Trilha do Carvão.

Assista:

Sair da versão mobile