Ícone do site Folha Popular

Estrela comemora 150 anos da Imigração Italiana com programação especial

Grupo de danças italiano se apresentará em Estrela - Crédito: Divulgação

O município de Estrela se prepara para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana com uma série de eventos culturais, religiosos e festivos entre os dias 15 e 25 de agosto. A programação é organizada pela Società Italiana Fiori dei Piani em parceria com a Prefeitura e a Casa de Cultura de Estrela.

Se em 2024 o foco foi a imigração alemã, em 2025 o destaque vai para a presença italiana na região. “Ano passado nós fizemos muitas divulgações e eventos alusivos aos 200 anos da imigração alemã e este ano, também na Casa de Cultura de Estrela, estamos dedicados a valorizar a cultura italiana que é tão presente em nossa comunidade”, afirma o secretário-adjunto de Cultura, Andreas Hamester.

As atividades terão início na sexta-feira (15/8), às 11h30, com a reunião-almoço da Cacis, que contará com palestra do especialista tributário Diogo Vidor, na Società Italiana.

No sábado (16/8), a partir das 8h, acontece o Sábado da Imigração e Dia Estadual do Patrimônio Cultural, com exposição alusiva à imigração, apresentações da banda Nova Revelação, do grupo de dança típica Viaggiando per l’Itália com o Grupo Friedenslilien, e da Orquestra Jovem do Núcleo Cultural de Estrela, na Feira do Produtor. Às 14h, a programação continua com um torneio interno de tiro esportivo na Società Italiana.

Na segunda-feira (18/8) às 18h, haverá uma sessão descentralizada da Câmara de Vereadores na Società Italiana, com a entrega do Título de Cidadão Estrelense.

Filó Italiano celebra cultura e sabores

O tradicional Filó Italiano será realizado na sexta-feira (22/8) às 20h, na Società Italiana Fiori dei Piani. Os ingressos custam R$ 60. Segundo Andreas Hamester, o Filó surgiu como uma forma simples e comunitária de socialização entre as mulheres italianas, que se reuniam nas casas para bordar, fazer crochê e trocar histórias enquanto compartilhavam pratos típicos. Cada uma levava uma iguaria preparada em casa, o que resultava em mesas fartas e repletas de sabores italianos.

Era comum a mesa ficar repleta de delícias da culinária italiana, como cucas, pães, queijos, salames, grostolis, tortas e biscoitos. “O filó lá que eles fazem lá na na Società Italiana em Estrela é espetacular. É riquíssimo de variedades da culinária italiana”, destaca Andreas Hamester.

Encerramento com missa e espetáculo internacional

No domingo (24/8) às 19h, a Paróquia Santo Antônio recebe a Missa em Ação de Graças pelos 150 anos da Imigração Italiana, celebrada pelo bispo de Montenegro, Dom Carlos Rômulo.

Encerrando a programação, na segunda-feira (25/8) às 19h30, o Salão Social da Soges será palco de um espetáculo de dança da Associação Cultural e Folclórica Urbanitas, vinda diretamente da Itália. “E a primeira vez que Estrela, através do movimento dos italianos, vai receber um grupo de danças folclóricas italianas”, diz o secretário.

A entrada é gratuita, mas é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível. O grupo ficará hospedado em Estrela de domingo a segunda.

Sair da versão mobile