Ícone do site Folha Popular

“Nossa campanha será motivada pelo cinquentenário do clube”, aponta dirigente do Delfinense

Em sua maioria, Novo elenco é formado por atletas de Bom Retiro do Sul e Estrela - Crédito: Arquivo FP

Único representante de Estrela no Campeonato Regional Sicredi Certel 2025, o Delfinense está pronto para a disputa da Série B. O planejamento foi pensado com responsabilidade e envolvimento de várias comunidades. Sob o comando de Vanderlei Gregory, o “Nico”, o clube busca “fazer bonito” no ano em que completa seu cinquentenário, com a aposta em atletas conhecidos pela comissão, parcerias locais e um elenco comprometido com os valores do clube.

“Claro que a gente quer mais. Seria uma glória levantar um troféu no 50 anos. Mas sabemos que tem times fortes, com bons investimentos. Vamos competir com seriedade, sempre com respeito aos adversários e com confiança no nosso trabalho”, destaca.

A formação do time que vai disputar o Regional não foi feita de forma aleatória. Segundo Nico, cada atleta foi escolhido a partir da vivência acumulada ao longo dos recentes campeonatos municipais da região. Com forte ligação com os times de Estrela e Bom Retiro do Sul, o dirigente observou jogadores, conversou, ouviu indicações e montou o grupo dentro das possibilidades e capacidades do Delfinense. E contará com apoio de rivais do primeiro semestre.

“Não adianta querer fazer loucura. Precisamos manter os pés no chão e saber os compromissos que precisamos ter garantia de cumprir. Trouxe quem quis participar do projeto e se encaixa na nossa realidade”, explica. Entre os nomes confirmados estão atletas como Emerson Gaspar, de Bom Retiro, e outros que recentemente disputaram o Municipal de Estrela. A base da equipe tem representantes de diversas comunidades e clubes estrelenses, como: São Luís, União, Atlético e Alto da Bronze.

O orgulho em representar Estrela

Com a ausência de outras equipes estrelenses na Série B, o Delfinense carrega a responsabilidade de representar o município. Para Nico, é uma missão que exige muito, mas também traz orgulho.

“É uma honra representar Estrela. Sabemos que não é e nem será fácil, na realidade, é quase uma loucura, principalmente pelo lado financeiro. Mas, conseguimos boas parcerias, com pessoas que acreditam no projeto. Isso nos motiva ainda mais”, afirma.

A comunidade da Delfina e arredores também abraçou a causa. Além dos moradores, outros clubes locais têm colaborado com a cessão de atletas e apoio estrutural, o que fortalece a união em torno do Delfinense.

Pés no chão

O futebol amador tem passado por um processo de “profissionalização forçada”, especialmente na Série A, com altos investimentos e salários considerados por muitos como fora da realidade. Para o Delfinense, o caminho é diferente. “É preciso saber o que pode. Não podemos fazer igual aos clubes com mais estrutura. A Série A virou uma loucura. A Série B ainda permite montar um time competitivo com planejamento. Nosso grupo é forte, dentro das nossas possibilidades”, pontua Nico. Ele reforça a importância de manter a amizade mesmo com os atletas que recusaram o projeto por questões financeiras.

A equipe estrearia no domingo passado (3/8), mas a chuva obrigou o adiamento da rodada. O novo início da competição está marcado para o dia 17 de agosto, após a folga programada para o Dia dos Pais. O Delfinense fará seu primeiro jogo em casa, no campo da comunidade da Delfina, que, apesar de melhorias como drenagem e uso de rolo compactador, ainda enfrenta problemas com acúmulo de água em dias chuvosos. “Desde 83 estou no clube, e nunca vi isso. É preocupante. Já tentamos resolver, mas se chover forte no sábado, vai complicar”, alerta.

Futuro

Mesmo com toda a dedicação, Nico revela que pretende dar uma pausa após esta temporada. A rotina de dirigente exige muito, e ele acredita que será o momento de descansar. No entanto, não descarta a possibilidade de continuar, caso o time tenha um bom desempenho. “Minha ideia é dar uma acalmada, mas futebol é paixão. Vai que conquistamos alguma coisa? A energia pode voltar”, disse.

Recentemente, o dirigente colecionou boas campanhas, com títulos no Grêmio, de Bom Retiro do Sul, e dois vices com o próprio Delfinense no Municipal de Estrela. Nico agradece o apoio dos parceiros e faz um aos torcedores. “As portas do Delfinense estão sempre abertas. É como coração de mãe, sempre cabe mais um. Quem quiser apoiar, ajudar, ou simplesmente torcer, será bem-vindo. Futebol é isso, agregar pessoas e levar alegria para as comunidades”, enaltece.

Lista de inscritos:
Allan De Oliveira Viana
Allan Menezes Rodrigues
Almir Alex Rodrigues Massocatto
Antônio Sabino Schier Júnior
Carlos Alexandre Boaventura Legestão
Darlan Scheibel Delfino
Ederson Fritsch
Edson da Silva Cardoso
Emerson James Machado dos Santos
Emerson Luis Rosa Gaspar
Franco Michael da Silva
Geison Rafael Lourenço
Hélio Renato Rodrigues Portz
Igor Saldanha Machado
Jeferson Luis Monteiro
Josias Correa de Oliveira
Leandro Luis Ávila da Rosa
Miguel Ferreira Kilian
Puan Cledson Duarte
Tales Jardel Silva Leite
Vanderson da Silva Pedroso
Vitor Hugo Pires Barboza
Volmir Lopes de Jesus
Wilian da Rocha Moreira
William Spiecker
Calendário:
RodadaDataLocalPartida
3/8Canudos do ValeNova BerlimxDelfinense
17/8EstrelaDelfinensexCMD Muçum
24/8Poço das Antas11 AmigosxDelfinense
31/8Folga
21/9EstrelaDelfinensex11 Amigos
28/9Folga
5/10LajeadoGuaranixDelfinense
12/10EstrelaDelfinensexNova Berlim
Sair da versão mobile