Ícone do site Folha Popular

Novo Hamburgo e Inter de Santa Maria classificados para o Gauchão 2026

Festa da torcida foi grande em Santa Maria - Crédito: Renata Medina / ECI / Divulgação

A Divisão de Acesso definiu seus dois classificados para a elite do Campeonato Gaúcho de 2026. Na tarde deste domingo (17/8), Inter de Santa e Novo Hamburgo conquistaram o acesso e também a classificação para a final da Série A2, com o fim da fase de semifinais.

No Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, o Inter venceu o Veranópolis por 1 a 0 e confirmou o retorno à primeira divisão. O gol decisivo saiu ainda no primeiro tempo, quando Alan Bald aproveitou cruzamento e cabeceou com precisão, aos 39min. Antes disso, Gabriel Morbeck havia desperdiçado uma cobrança de pênalti logo no início da partida, parando no goleiro Lucas Alves.

O confronto terminou quente: o VEC ficou com um jogador a menos após a expulsão de Caíque Santos, aos 43min da segunda etapa. A vitória assegurou a presença do Alvirrubro tanto na final da Divisão de Acesso quanto na elite estadual.

Enquanto isso, no Cristo Rei, em São Leopoldo, Aimoré e Novo Hamburgo mediram forças em um Clássico do Vale sem grandes emoções. O empate em 0 a 0 manteve a vantagem construída pelo Anilado no duelo de ida, quando venceu por 3 a 1 no Estádio do Vale. Assim, o Novo Hamburgo garantiu sua volta à Série A e também a vaga na decisão.

A final da Série A2 será disputada em duas mãos. O primeiro jogo ocorre no próximo domingo (24/8), às 15h, em Novo Hamburgo. A volta está marcada para o dia 31, também às 15h, em Santa Maria, no Presidente Vargas.

Sair da versão mobile